Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:32:14
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/03/2023 às 08:01

Sindicato dos servidores pede para ingressar em recurso da prefeitura que visa derrubar intervenção

Caberá à ministra Rosa Weber decidir tanto sobre o pedido do sindicato, quanto sobre o recurso da prefeitura

Eduarda Fernandes

Sindicato dos servidores pede para ingressar em recurso da prefeitura que visa derrubar intervenção

Foto: Reprodução / Google Maps

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc) pediu para ingressar, na condição de amicus curiae, no recurso protocolado pela Prefeitura de Cuiabá junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), o qual visa a suspensão da intervenção na Saúde da Capital. O pedido foi protocolado nessa quarta-feira (22), um dia depois de o recurso ser ajuizado na Corte Suprema. 

Caberá à ministra presidente do STF, Rosa Weber, decidir tanto sobre o pedido do sindicato, quanto sobre o recurso da prefeitura. O amicus curiae, ou “amigo da corte” é um instrumento processual utilizado por uma instituição ou terceiro interessado no processo para fornecer subsídios que auxiliem no andamento da ação.

Um dos argumentos do sindicato é que “a intervenção, em poucos dias, tem revelado sua verdadeira face desastrosa, funcionando ao reverso das justificativas lançadas pelo e. TJMT”. Além disso, afirma que “o único efeito prático da intervenção tem sido afastar os servidores que atuam na área de saúde”.

Leia também - STJ nega segundo pedido da Prefeitura de Cuiabá para suspender intervenção na Saúde

A intervenção foi autorizada inicialmente por decisão monocrática do desembargador Orlando Perri, em 28 de dezembro passado. A prefeitura conseguiu derrubar essa decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que alertou que a intervenção só poderia ser autorizada por decisão colegiada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). 

E foi isso o que aconteceu, no dia 9 deste mês, quando o Pleno do TJ autorizou a retomada da intervenção por 9 votos a 4.

Depois disso, a prefeitura já tentou duas vezes suspender a intervenção com recursos no STJ, mas ambos os pedidos foram negados pela ministra presidente Maria Thereza de Assis Moura.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ALCIDES FERNANDES 23/03/2023 às 00:00

    Estranho, ninguém quer a intervenção.

 
Sitevip Internet