Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:06:39
informe o texto

Notícias / Geral

24/03/2023 às 08:43

Relatório aponta três possíveis óbitos por bactéria no Hospital Estadual Santa Casa

Outros dois pacientes foram identificados com a infecção, mas um obteve alta médica e outro veio a óbito por causa não relacionada à bactéria

Leiagora

Relatório aponta três possíveis óbitos por bactéria no Hospital Estadual Santa Casa

Foto: Secom-MT

Um relatório do Serviço de Prevenção e Controle de Infecção do Hospital Estadual Santa Casa apontou que dos cinco pacientes que estavam infectados pela bactéria Klebsiella pneumoniae, um obteve alta médica, um faleceu por causa não relacionada à bactéria e três óbitos ainda estão sob investigação.

O documento ressalta que os pacientes eram prematuros de alto risco e apresentavam outras doenças de base. Os casos só foram identificados devido à atuação e rigorosidade do serviço de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar da unidade, que é composto por dois médicos infectologistas, duas enfermeiras e dois técnicos de enfermagem. 

Este núcleo age em medidas que buscam mitigar infecções no hospital, como: orientação de isolamento de contato, desinfecção de ambiente, orientação quanto à higienização das mãos, monitoramento dos produtos utilizados para higiene e limpeza, além de treinamentos. 

Conforme explica a médica infectologista do Hospital Estadual Talita Arruda, as medidas para a contenção da situação foram tomadas com o amparo dos setores de Vigilância.

“A situação registrada no Hospital Estadual Santa Casa foi resolvida e controlada. Temos convicção de que todas as medidas necessárias ao controle da situação foram tomadas”, disse.

A especialista ainda aponta que, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as infecções relacionadas à assistência à saúde afetam mais de 30% dos neonatos. No Brasil, estima-se que 60% da mortalidade infantil ocorra no período neonatal, sendo a sepse neonatal uma das principais causas apontadas pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

“Esse é um episódio triste para todos nós e ele se enquadra dentro da estatística nacional. É preciso reforçar que os pacientes receberam toda a assistência médica necessária, assim como todas as medidas de contenção foram tomadas pelas equipes técnicas”, concluiu a médica. 

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet