Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:34:57
informe o texto

Notícias / Geral

26/03/2023 às 11:33

Bares e restaurantes da Capital sofrem com perfis falsos que oferecem promoções para hackear contas de clientes

O Leiagora conversou com empresários que já foram vítimas desses golpes e eles relatam o transtorno que é tentar derrubar as páginas não oficiais

Paulo Henrique Fanaia

Bares e restaurantes da Capital sofrem com perfis falsos que oferecem promoções para hackear contas de clientes

Foto: Reprodução

A pandemia da covid-19 e o isolamento social obrigatório mudaram a forma como as pessoas interagem no mundo e também como as empresas mantêm contato com os clientes. Bares e restaurantes, por exemplo, passaram a ter uma presença mais ativa nas redes sociais, interagindo diretamente com o público. Mas, uma prática que ao mesmo tempo foi benéfica para as empresas se tornou alvo de golpistas que passaram a criar contas falsas dos restaurantes para tentar roubar os dados dos internautas.
 
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT), Lorenna Bezerra, esse golpe começou há cerca de dois anos, quando diversos bares e restaurantes do estado passaram a relatar que tiveram as contas do Instagram clonadas. Alguns perfis de Cuiabá já foram alvos desse tipo de ação mais de cinco vezes.
 
Lorena explica que os golpistas clonam as páginas com a intenção de roubar dados dos clientes e assim hackear as contas de Instagram, Whatsapp, Facebook e demais redes sociais das pessoas.
 
“Os golpistas clonam a página do Instagram dos estabelecimentos e incluem fotos que, aparentemente, são fotos verídicas e mandam esse tipo de mensagem falando de um tal sorteio. O golpista então faz esse contato, pega os dados da pessoa que acredita estar ganhando algo em um sorteio, ele manda um código e a pessoa confirma o código e a partir daí ele clona as redes sociais dela”, diz a presidente da Abrasel.
 
O Leiagora conversou com uma das vítimas desses golpes, a empresária Jéssica Rodrigues, proprietária da Cervejaria Xaraés. Ela conta que em duas semanas, a página oficial da cervejaria já foi clonada duas vezes, o que causou um transtorno enorme para o estabelecimento.
 
“Toda vez que fazemos alguma promoção ou evento aparecem as páginas falsas. Os golpistas criam páginas idênticas e os clientes muitas vezes não percebem a diferença, que as vezes é mínima. Já teve cliente que teve conta hackeada porque caiu em golpes dessas páginas que anunciavam um jantar de degustação para ele e mais três amigos, por exemplo. Uma vez, em 2022, quase tivemos prejuízo porque os golpistas saíram pedindo dinheiro para fazer uma espécie de devolução aos clientes, mas nós conseguimos fazer a troca da conta, mas quase perdemos nossa conta oficial”, relata Jéssica.
 
Quem também já teve muita dor de cabeça com esses golpes foi o consultor de marketing Filipe Correa. Dono de uma agência de publicidade especializada em marketing digital de bares e restaurantes em Cuiabá, Filipe conta que essa prática é comum contra os clientes da agência, sendo que alguns restaurantes de sucesso da Capital já chegaram ao ponto de ter mais de cinco contas falsas ativas em apenas uma semana.
 
“Para nossa agência isso é muito estressante porque toda vez que clonam uma conta as pessoas começam a mandar mensagens no perfil oficial da estabelecimento para falar que tem uma conta falsa ou que até mesmo foi vítima de um golpe”, conta Filipe.
 
Segundo ele, o problema está na dificuldade dos restaurantes em obterem um perfil verificado no Instagram, aquele famoso selo azul que aparece em um perfil de celebridade atestando que aquela é uma conta oficial. Isso, porque a Meta, conglomerado de empresas que comanda o Instagram, não facilita na hora de fornecer o selo de verificação para empresas com CNPJ.
 
Este selo é uma forma de verificar o perfil no Instagram e atestar que aquele é o perfil oficial. Acontece que esse selo de verificação é mais recorrente em contas de celebridades e personalidades, as empresas têm uma grande dificuldade de cumprir os requisitos de relevância e de reconhecimento global, fazendo que apenas empresas grandes como Coca-Cola, Burguer King ou Ambev, tenham a sorte de conseguir esse selo.
 
“Já tentamos várias vezes o selo de verificação do Instagram. Já fizemos todos os passos que eles pedem, mas o Instagram não aceita, não considera a empresa como relevante o suficiente pra ter o selo. É um processo muito difícil e complicado”, lamenta Filipe.
 
A melhor arma é o cliente
 
Lorenna Bezerra, Jéssica Rodrigues e Filipe Correa são uníssonos em relatar que a melhor arma para combater os perfis falsos são os clientes cativos dos bares e restaurantes. Segundo eles, os avisos de que uma conta falsa está em atividade tentando passar a perna nas pessoas sempre parte de uma denúncia feita ao estabelecimento por um cliente ou amigo.
 
Contando com a ajuda dos próprios seguidores da página oficial, Jéssica consegue derrubar as páginas falsas que se passam pela cervejaria. Os seguidores passam a denunciar as páginas, o que ajuda com que elas sejam derrubadas de maneira rápida e que não cause prejuízo ao estabelecimento.
 
Além disso, eles sempre dão alertas nas páginas, pedindo para que os seguidores avisem quando encontrarem qualquer conta diferente.
 
O importante é ficar atento aos detalhes
 
Na correria do dia a dia é muito fácil cair em um golpe como esse, por isso é importante ficar atento aos detalhes. Filipe e Lorenna explicam que as contas falsas sempre agem da mesma forma, o que ajuda a perceber que aquele perfil é falso.
 
Geralmente as contas falsas possuem poucas fotos e poucos seguidores. Como o nome do estabelecimento já está sendo usado pela conta oficial, essas contas falsas geralmente adicionam um erro de digitação, um emoticon, um símbolo, ou até mesmo um acento no nome do restaurante para tentar passar pelo estabelecimento.
 
É importante nunca passar os dados pessoais para a conta e sempre que desconfiar de alguma coisa, o cliente deve entrar em contato com o perfil oficial do restaurante para ter certeza de que está participando de alguma promoção.
 
“O importante é pedir para que os usuários denunciem essas contas fakes para o próprio Instagram. É importante que o estabelecimento crie no seu Instagram verdadeiro essa parceria com os clientes e os seguidores, para que quando eles percebem que tem uma conta falsa, os próprios clientes deem o alerta e ajudem a denunciar”, diz Lorenna.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet