Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:45:10
informe o texto

Notícias / Política

29/03/2023 às 18:34

Deputados conseguem agenda com Fachin para defender lei que proíbe PCHs no Rio Cuiabá

Para Wilson, que é autor da lei, permitir a construção das PCHs é assinar o atestado de óbito do Pantanal. Além dele, também irão para reunião os deputados Botelho e Janaina

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Gabriella Arantes

Deputados conseguem agenda com Fachin para defender lei que proíbe PCHs no Rio Cuiabá

Foto: Carlos Moura / STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona a lei de Mato Grosso que proíbe a construção de pequenas centrais hidrelétricas no Rio Cuiabá, irá receber, nesta quinta-feira (30), os deputados estaduais Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (MDB), e Wilson Santos (PSD), que também serão acompanhados do procurador do Parlamento, Bruno Willames Cardoso Leite. 

Wilson é o autor da matéria e confirmou a agenda para a tarde desta quinta-feira no gabinete do ministro. Crítico ferrenho da construção de PCHs na baixada cuiabana, o parlamentar disse que pretende mostrar para o relator a importância da manutenção do rio e com isso evitar a destruição do Pantanal. 

“Vamos apresentar ao relator nossas argumentações, para que ele não coloque sua impressão digital na destruição do Pantanal porque permitir a construção das PCHs é assinar o atestado de óbito do Pantanal”, defendeu Wilson, que informou ainda que Organizações Não Governamentais, ligadas às questões ambientais, também pediram para ser parte da ADI e que possam ser ouvidas sobre os impactos na região pantaneira. 

Botelho, destacou que irá apresentar a defesa da Assembleia para mostrar que a construção das PCHs iria causar um caos na baixada para tentar convencer o ministro de que não deve acatar a ação para poder preservar o meio ambiente. 
Janaina Riva, que na época da votação se absteve de votar e chegou a comentar sobre a inconstitucionalidade da matéria, irá acompanhar os parlamentares na agenda e alega que irá defender a autonomia do Poder Legislativo.

“Eu acredito que ele possa ouvir da Assembleia a nossa versão, nossa preocupação. Não sei se isso influencia, mas ao menos poderá ouvir o que pensamos e projetamos aqui com o projeto do deputado Wilson Santos. Não custa para nós defendermos essa autonomia do Poder Legislativo, não se trata de ser a favor ou não da proposta, mas de defender a autonomia do Parlamento”, comentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet