Cuiabá, domingo, 28/04/2024
09:11:56
informe o texto

Notícias / Polícia

03/04/2023 às 11:55

Dema cumpre quatro mandados e apreende celulares com investigados envolvidos em morte de onças

Os suspeitos foram localizados em propriedades rurais localizadas no município de Cáceres e uma residência em Várzea Grande

Eloany Nascimento

Dema cumpre quatro mandados e apreende celulares com investigados envolvidos em morte de onças

Foto: PJC-MT

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), cumpriu nesse domingo (2), quatro mandados de busca e apreensão para esclarecer o vídeo que repercutiu na semana passada em que aparece dois filhotes de onças-pintadas decapitadas e uma com as pernas amarradas. Os investigados foram localizados em propriedades rurais localizadas no município de Cáceres e uma residência em Várzea Grande.

Conforme a polícia civil, a ação foi realizada com apoio das equipes das Diretorias do Interior, Atividades Especiais e Metropolitana, e integra a Operação "Março Negro".

Nos endereços em que os alvos estavam foram apreendidos aparelhos celulares que serão periciados posteriormente, o que será importante para o prosseguimento da investigação e responsabilização dos autores do crime ambiental cometidos contra os animais nativos do pantanal mato-grossense. 

As ordens judiciais de busca e apreensão foram decretadas pela Justiça durante apuração da prática criminosa  tipificada no artigo 27 da Lei nº 5.197/1967 c/c artigo 29, §5º, da Lei nº 9.605/1998.

Leia também - Dema investiga origem de vídeo que mostram duas onças decapitadas e uma amarrada


Sobre o caso

No dia 27 de março circulou nas redes sociais um vídeo em que um suposto caçador teria decapitado filhotes de uma onça-pintada. Desde então iniciou-se o trabalho investigativo, contando com apoio da população, que enviou denúncias à Polícia Civil através do 197.

Na última sexta-feira (31), João de Deus da Silva, de 59 anos, suspeito de decapitar onças-pintadas, foi preso por policiais militares do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), na Rodovia BR-070, em Cáceres, por maus-tratos de animais. 

Na ocasião, o suspeito transportava quatro cachorros da raça Americano, que apresentavam sinais de maus-tratos. Os cães eram semelhantes aos que aparecem no referido vídeo das onças. O preso foi interrogado sobre os fatos e negou o envolvimento no caso dos filhotes decapitados. No domingo, o investigado foi liberado após passar por audiência de custódia.

Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, esse tipo de crime contra as onças-pintadas tem que acabar, pois, é um espécie considerada patrimônio da fauna mato-grossense e está ameaçada de extinção. A população precisa entender que os animais fazem parte do bioma que muito colabora para o meio ambiente, do ecossistema e da humanidade como um todo.

"Atualmente existem muitas ONGs dedicadas à preservação das onças-pintadas e que apoiam o cuidado e a preservação desses animais em parceria com a sociedade. Logo não há necessidade de caça e matança do animal", destacou Liliane Murata.

As diligências continuam objetivando reunir a materialidade do crime e para que o responsável pelo delito seja devidamente punido.
 
Operação Março Negro

O nome da Operação "Março Negro" faz referencia ao mês em que a onça-pintada teve seus filhotes decapitados pela mão humana.


 
Com informações da assessoria da PJC-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet