Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
08:12:03
informe o texto

Notícias / Geral

06/04/2023 às 08:05

CRF irá apurar caso de grávida que morreu após tomar injeção com complexo vitamínico

O conselho deve analisar o registro da empresa e também do profissional que aplicou a injeção

Alline Marques e Emilly Cassim

CRF irá apurar caso de grávida que morreu após tomar injeção com complexo vitamínico

Foto: Reprodução

O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Luis Köhler, informou que irá apurar o caso que acabou com a morte da grávida Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos, de 32 anos, após tomar uma injeção de um complexo vitamínico em uma farmácia sem receita médica. Ele informou que irá verificar se o estabelecimento está regular com o registro da empresa e também com o registro do farmacêutico. 

“Nós vamos verificar a regularidade perante o CRF (registro da empresa, farmacêutico RT,) e claro, se esse fato ocorreu mesmo da forma que está sendo dito”, respondeu. 

No fim da tarde dessa quarta-feira (5), o CRF emitiu uma nota informando que não foi noticado do caso, mas assim que a diretoria tomou conhecimento do caso, por meio de matérias jornalísticas, a fiscalização foi acionada para apurar as informações e obter os devidos esclarecimentos sobre o óbito da gestante.

Luis chegou a dizer que teria tomado conhecimento do caso apenas por sites de notícias. “Mas já estamos tomando as medidas necessárias ao caso”, informou à reportagem do Leiagora. No entanto, o presidente optou por não emitir opinião sobre o caso por não ter todas as informações. “Então prefiro, primeiro, averiguar tudo”. 

Na nota publicada no site do CRF, o Conselho reforçou que está sempre realizando cursos para a educação continuada dos profissionais farmacêuticos, para que os mesmos se qualifiquem e prestem um serviço de excelência para a comunidade. "Além disso, está sempre à disposição das autoridades competentes, quando é solicitado contribuindo para com as investigações, a qual trará os devidos esclarecimentos sobre os fatos em questão", finalizou.

A gestante Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos, 32 anos, morreu após passar mal depois de tomar uma injeção com medicamento vitamínico para aumentar a imunidade em uma farmácia no bairro Tijucal, na terça-feira (4), em Cuiabá. A mulher chegou a ser socorrida, mas ela e o feto não resistiram e vieram a óbito no hospital.

O delegado do caso, Caio Fernando Alvares Albuquerque, informou que o complexo vitamínico aplicado na vítima era proibido para gestantes, salvo expressa recomendação médica. No entanto, a farmácia onde a medicação foi aplicada não apresentou nenhuma receita e nem há informação de que a mulher teria ido ao estabelecimento com a recomendação médica.

Apesar de a causa da morte ainda não ter sido confirmada, já que aguardam ainda resultados de exames complementares, o delegado disse que informações preliminares dão conta de que Elaine teria morrido em decorrência de uma possível reação alérgica, que causou uma asfixia, provocando também a morte do bebê por falta de oxigênio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet