Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
18:49:47
informe o texto

Notícias / Judiciário

11/04/2023 às 16:13

MPE emite parecer pela manutenção da suspensão do aumento do IPTU

Após o parecer do Ministério Público, o processo está com vistas para a Advocacia Geral da União

Kamila Arruda

MPE emite parecer pela manutenção da suspensão do aumento do IPTU

Foto: Davi Valle

O Ministério Público Estadual (MPE) referendou a decisão proferida pelo Órgãos Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o qual suspendeu a validade da lei que aumentou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da Capital.

O parecer foi exaurido em face do recurso impetrado pela Procuradoria Geral do município junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), o qual visa derrubar o despacho dado pelo Judiciário de Mato Grosso.

“Eventual provimento ao recurso da municipalidade, o que não se espera diante do inegável acerto da decisão do sodalício local, permitirá a cobrança do tributo naquilo que se entendeu como inconstitucional, caso não ocorra modulação dos efeitos pelo Colendo Supremo Tribunal Federal”, pontuou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior no parecer.

O aumento no IPTU é reflexo da atualização da planta genérica de Cuiabá, aprovada pela Câmara Municipal, que na época chegou a aprovar uma emenda que parcelava o reajuste, mas acabou sendo vetada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). 

A matéria foi sancionada pelo Executivo Municipal e passaria a valer a partir deste ano. O município, inclusive, já havia distribuído os carnês de 2023 com os valores atualizados.

Em 30 de março, contudo, o Tribunal de Justiça acatou a um pedido do Ministério Público Estadual e decretou o aumento inconstitucional, o que suspendeu os efeitos da lei.

A fim de derrubar a decisão de segundo grau e manter os valores do imposto atualizado, o município recorreu à corte Suprema e aguarda decisão. Após o parecer do Ministério Público, o processo está com vistas para a Advocacia Geral da União.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet