Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:34:27
informe o texto

Notícias / Política

13/04/2023 às 18:30

Indígenas ameaçam fechar BR e invadir DSEI de Cuiabá se indicação para coordenação não for respeitada

O que ocorre é que o PT teria indicado o nome de outra pessoa sem o respaldo das lideranças indígenas, o que tem provocado a revolta de grupos ligados a 10 etnias

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Indígenas ameaçam fechar BR e invadir DSEI de Cuiabá se indicação para coordenação não for respeitada

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Os indígenas ligados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá ameaçam invadir o órgão e fechar a BR-364 caso a indicação deles não seja respeitada. O que ocorre é que há um nome indicado pelo Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso, porém, ele não tem o aval dos povos indígenas. Eles pedem pela manutenção de José Ângelo Nambikwara, enquanto o PT apresentou o nome de Aldir Gomes para o cargo de coordenador. 

“Nós temos uma pessoa, conheço ele desde jovem, está acompanhando na saúde como conselheiro distrital, já foi presidente do conselho, já foi técnico de enfermagem, ele conhece a política da saúde indígena. Quando criamos a Sesai ele estava junto. Hoje ele é formado em Odontologia, ele é doutor. E nós indicamos José Ângelo, estão misturando as coisas, chegando documento contrário, querem tirar ele. O Aldir Gomes é indicado pelo partido, que é o PT, mas não vamos aceitar. Se chegar a nomear, vamos estar ocupando o distrito e não é o que aconteceu lá para trás, serão os indígenas, os tradicionais, mesmo que vão bloquear a BR-364”, declarou Nedino.

Durante seu discurso, Nedino também aproveitou a presença do deputado Lúdio Cabral (PT), que presidia a audiência no acampamento, para pedir respeito aos indígenas e cobrou ainda o comprometimento do presidente Lula com seu discurso durante a campanha para os povos indígenas. “Quando teve comícios, cadê a palavra do presidente da República, onde olhamos para este presidente e hoje estamos com essa situação brincando com a saúde, na ponta, com nosso povo, aqui vamos decidir, tem que ser José Ângelo”, reclamou. 

Nedino também fala que a associação da qual é presidente precisa investir muito em saúde e que a situação é precária. Fala sobre falta de medicamentos e que eles precisam, às vezes, pagar por hospitais para ter atendimento. 

E por fim, garantiu que os povos indígenas não vão abrir mão da continuidade do coordenador do DSEI de Cuiabá. “Queremos José Ângelo no distrito de Cuiabá e se ele trabalhar errado, podemos trocar. Mas vamos bater duro para conseguir colocar essa pessoa para assumir nosso distrito”, afirmou, lembrando que representa 10 etnias e que precisam ser ouvidos e respeitados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet