Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:07:17
informe o texto

Notícias / Judiciário

05/05/2023 às 16:16

Após barrar drag queen, Sesc e Fecomércio são notificados pelo MPE para se abster de discriminação

O MP recomendou ainda a realização e disponibilização de treinamentos em diversidade e inclusão aos funcionários em todos os níveis colaborativos das unidades

Alline Marques

Após barrar drag queen, Sesc e Fecomércio são notificados pelo MPE para se abster de discriminação

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

Após barrar uma artista, o Sesc e a Fecomércio foram notificados pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que se abstenham de “qualquer ato ou ordem que impliquem em tratamento discriminatório, expresso ou velado, em relação aos projetos e aos proponentes”. 

A Notificação Recomendatória ocorreu devido à instauração de procedimento administrativo pela promotoria após denúncia do artista que interpreta a personagem Drag Queen Nelly Winter. Ele teve vetado o lançamento de um livro com a justificativa de que não poderia comparecer no evento sob o argumento de que a presença de uma drag queen desagradaria a diretoria conservadora da entidade.  

Conforme a recomendação, as instituições devem evitar a homotransfobia, entre outras manifestações de preconceitos concernentes à orientação sexual, condição física, idade, gênero, origem ou cultura.  

O Ministério Público recomendou ainda a realização e disponibilização de treinamentos em diversidade e inclusão aos funcionários em todos os níveis colaborativos das unidades. O prazo para cumprimento da notificação é de 90 dias. 

No documento, o promotor de Justiça Henrique Schneider Neto considerou que “a implementação de práticas que assegurem o respeito e a proteção dos direitos humanos constitui positiva contribuição no sentido de erradicar as diversas formas de violência e discriminação”. Ele lembrou ainda que compete ao Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, atuando na proteção e defesa dos interesses sociais e difusos. 

O promotor de Justiça consignou que a Constituição Federal promove o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, e que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.  

A notificação foi feita pela 25ª Promotoria Cível de Cuiabá, que atua na Defesa da População em Situação de Rua e Promoção da Igualdade de Gênero, Sexual, Racial e Religiosa. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet