Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:56:26
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2023 às 15:01

Vereadores se mobilizam contra PCHs no Rio Cuiabá e novo projeto de lei é aprovado

A propositura foi apresentada durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), e recebeu a adesão de diversos parlamentares, que assinaram como co-autores do projeto

Alline Marques

Vereadores se mobilizam contra PCHs no Rio Cuiabá e novo projeto de lei é aprovado

Foto: Câmara de Cuiabá

A fim de impedir a instalação de novas Centrais Hidrelétricas (PCH), o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) apresentou um projeto de lei que declara o trecho do Rio Cuiabá situado dentro dos limites do município como monumento natural, patrimônio paisagístico e turístico da Capital.
 
A propositura foi apresentada durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), e recebeu a adesão de diversos parlamentares, que assinaram como co-autores do projeto.

Diante da discussão em torno do tema, a matéria foi remetida a apreciação do plenário em regime de urgência e foi aprovada por unanidade. Agora, ela segue para a sanção do prefeito Emanuel Pinheiro.
 
Isso porque, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a lei estadual 11.865/2022, que proíbe a instalação de barragens e hidrelétricas no Rio Cuiabá.
 
A decisão é reflexo de uma ação impetrada pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). Ela atende aos interesses da Maturatti Participações S.A., empresa com intenção de construir 6 pequenas centrais hidrelétricas no Rio Cuiabá. 
 
Partindo disso, o projeto apresentado no Parlamento Municipal visa declarar o Rio Cuiabá como patrimônio histórico da cidade, o que impede a construção das PCHs na extensão que fica localizada no município.
 
“Ficam tombadas como patrimônio histórico, biológico e paisagístico do Município de Cuiabá, as corredeiras e tombos compreendidos dentro dos limites do Município desde a divisa com o Município de Acorizal ao Norte, até a divisa com o Município de Santo Antônio de Leverger ao Sul”, diz o artigo 1º da referida matéria.
 
Neste sentido, o projeto veda a realização de quaisquer obras ou serviços que alterem ou descaracterizem drasticamente a paisagem natural do trecho do Rio Cuiabá dentro dos limites do município.
 
“As atividades incompatíveis na área serão definidas pelo órgão responsável pela administração da unidade para a coexistência do Monumento Natural, de acordo com o que dispõe a Lei”, especifica a propositura.
 
A matéria ainda determina que seja realizado estudos técnicos e consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a Unidade de Conservação, conforme se dispuser em regulamento.
 
Para tanto, autoriza o município a firmar convênio e/ou parceria com órgãos governamentais e não-governamentais, universidades públicas e privadas, entre outras entidades com capacidade técnica e/ou financeira, que possam apoiá-lo na consolidação do projeto da Unidade de Conservação.  

"Quem quiser destruir o Rio Cuiabá que se vire e busque seus meios jurídicos para isso", concluiu o vereador.

 
Vale lembrar que, o Legislativo Cuiabano aprovou, em 2021, um projeto de lei que proíbe a construção de Usinas Hidrelétricas (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em toda a extensão do Rio Cuiabá, compreendida nos limites da capital mato-grossense.
 
A propositura, de autoria do próprio vereador Eduardo Magalhães, foi aprovada por 17 votos e sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em janeiro de 2022.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet