Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
12:46:54
informe o texto

Notícias / Judiciário

12/05/2023 às 14:12

MPE tenta na Justiça barrar aumento do IPTU em Chapada dos Guimarães

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que aumentou o IPTU no município turístico neste ano

Kamila Arruda

MPE tenta na Justiça barrar aumento do IPTU em Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

O Ministério Público Estadual está atento a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) das cidades de Mato Grosso. Após conseguir suspender o aumento que havia sido aplicado em Cuiabá e Várzea Grande neste ano, o órgão ministerial agora questiona o reajuste que está sendo aplicado em Chapada dos Guimarães.

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que aumentou o IPTU no município turístico neste ano.

“Sem delongas, entende-se pela inconstitucionalidade da Lei Complementar Municipal nº 95 de 27 de dezembro de 2022, do município de Chapada dos Guimarães, uma vez que, nos moldes em que se encontra, a norma hostilizada malfere o art. 150, IV, da Constituição Estadual de Mato Grosso e viola os princípios da vedação ao confisco e da capacidade contributiva”, destacou Deosdete na peça.

O procurador afirma que a referida lei institui uma majoração impactante no valor unitário por metro quadrado de terreno, se comparado com anos anteriores, elevando o IPTU de forma drástica e que não corresponde à realidade fática do país.

Isso porque, refletiu em um aumento de 100% em algumas regiões da cidade. Como exemplo, ele cita os imóveis do Bairro Aldeia Velha, em que foi registrado casos em que o valor unitário por metro quadrado passou de R$ 10,56 para R$ 120.

A ação foi protocolada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso no início desta semana, e distribuída para o desembargador Orlando Perri. A primeira parcela e cota única do IPTU em Chapada vence no dia 31 de maio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet