Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:08:06
informe o texto

Notícias / Geral

26/05/2023 às 11:00

Cuiabá realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado

O atendimento nas unidades de saúde será das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço

Leiagora

Cuiabá realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá vão funcionar neste sábado (27), das 8h às 16h30, sem intervalo para o almoço, para o Dia D de Vacinação contra a gripe. A vacina estará disponível para toda a população acima de seis meses de idade. 

A meta é ampliar a vacinação no município e imunizar, principalmente, as 218.204 pessoas que compõem os grupos prioritários. Apenas 48.328 pessoas destes públicos foram vacinadas, o que corresponde a 20,11%.

“A vacinação foi ampliada para toda a população, mas o nosso objetivo é vacinar, principalmente, o público dos grupos prioritários que são crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde”, afirma a cointerventora Catarina Célia de Araújo Amorim, que ocupa o cargo de secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Para a vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

A vacina é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

Para adultos, o esquema é de dose única anual e as crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, podem tomar duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. O imunizante pode ser aplicado com outras vacinas, inclusive a da covid-19.

A campanha contra a Influenza termina no dia 30 de maio. Os principais sintomas da doença são febre, dor de garganta, tosse, coriza, dor no corpo e dor de cabeça.

A vacinação do grupo prioritário reduz o número de internações, complicações e óbitos, uma vez que a influenza é uma infecção viral aguda, de alta transmissibilidade e que afeta o sistema respiratório, levando a quadros graves da doença.

A oferta da vacina foi ampliada a toda população a partir de 6 meses de idade, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, e visa reduzir a circulação viral na população. A vacina contra Influenza pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

Outros serviços

Além da vacinação contra a gripe, algumas unidades estarão realizando outros serviços. Na Unidade de Saúde da Família do Pico do Amor serão ofertadas todas as vacinas do calendário, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, coleta de CCO (Papanicolau) e pesagem para beneficiários do Bolsa Família.

A unidade do Baú/Lixeira vão ofertar testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), pesagem do Bolsa Família e palestras.

Na unidade básica do Bairro Renascer será realizada a atualização do calendário vacinal, consulta médica de pacientes já agendados, pesagem do Bolsa Família, coleta de CCO de pacientes já agendadas, e atualização do cadastro do Cartão SUS.

As unidades do Praeiro e Pedregal vão realizar a pesagem dos beneficiários do Bolsa Família. E a unidade do Leblon vai ter os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, e também a pesagem do Bolsa Família.

 
Gabinete de Intervenção
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet