Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
19:32:15
informe o texto

Notícias / Política

11/06/2023 às 09:30

Oito deputados estaduais são cotados para disputa a prefeito em 2024

A maioria dos parlamentares estão de olho na disputa em Cuiabá, mas ainda têm os que buscam articular uma candidaturas nas cidades de Várzea Grande e Rondonópolis

Kamila Arruda

Oito deputados estaduais são cotados para disputa a prefeito em 2024

Foto: TRE-MT

Ao menos nove deputados estaduais estudam a possibilidade de virem a desistir da reeleição para encarar um projeto majoritário no pleito do ano que vem. Os parlamentares estão sendo cotados pelas suas agremiações para a disputa a prefeito, mas até o momento nenhum ainda bateu o martelo quando a isso.

Dos nove parlamentares, cinco miram a Prefeitura de Cuiabá. Trata-se de Eduardo Botelho (União), Diego Guimarães (Republicanos), Lúdio Cabral (PT), Faissal Calil (Cidadania) e Paulo Araújo (PSD).

Destes, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), é o mais empenhado em viabilizar o seu nome para a corrida eleitoral. Desde que se reelegeu, em outubro passado, o parlamentar deixou claro o seu desejo em se tornar prefeito da Capital. Ele já vem inclusive montando equipe concorrer ao pleito municipal.

O parlamentar, contudo, enfrenta uma certa resistência de seu partido. Isso porque, ele não é o único correligionário que quer representar a agremiação na eleição de 2024 na Capital. O deputado federal Fabio Garcia (União) também busca a preferência do partido para a disputa eleitoral.

Por conta disso, Botelho e seus aliados não descartam a possibilidade de vir a deixar o União Brasil. O deputado já recebeu o convite do PSB, PSD, MDB, Republicanos e ainda o Mais Brasil, que se quer foi criado ainda.

Ao contrário de Botelho, os demais parlamentares estaduais que estão sendo cotados para a disputa a prefeito, estão tendo os seus nomes trabalhados pelos seus respectivos partidos.

O maior exemplo disso é o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que após muita resistência colocou o seu nome à disposição da agremiação petista para a corrida rumo ao comando do Palácio Alencastro, mas se recusa falar do assunto este ano. O Partido dos Trabalhadores (PT) insiste no parlamentar, diante de seu desempenho frente a algumas pesquisas internas que circulam desde o início do ano.

Outros que estão em situação semelhante no que tange à eleição majoritária na Capital, são os deputados estaduais Diego Guimarães (Republicanos), Faissal Calil (Cidadania) e Paulo Araújo (PP). Todos são citados pelos comandantes de seus partidos com opção para a prefeitura de Cuiabá no próximo ano. 

Várzea Grande

Mas não é apenas em Cuiabá que os parlamentares estão de olho. Em Várzea Grande, a agremiação trabalha no convencimento do deputado estadual Fabio Tardin (PSB).

Parlamentar de primeiro mandato, o socialista teve um bom desempenho no pleito do ano passado na cidade industrial. Dos 29.709 votos que obteve, cerca de 18 mil foram conquistados em Várzea Grande, uma vez que respondia como presidente da Câmara de Vereadores.

Diante disso, a agremiação tenta convencê-lo a encarar as urnas novamente no próximo ano, mas desta vez como candidato a prefeito. Porém, vale destacar que Fabinho tinha forte ligação com o grupo da família Campos, que está fechado para apoiar a reeleição de Kalil Baracat (MDB) na cidade industrial. 

Rondonópolis
 
Ainda há dois deputados estaduais de olho na prefeitura de Rondonópolis. Trata-se de Tiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PTB).

O emedebista está em seu segundo mandato como deputado estadual e vem sendo cotado pelo MDB para a corrida eleitoral do próximo ano. A agremiação quer aproveitar a oportunidade para eleger um representante na cidade, já que o atual prefeito, José Carlos do Pátio (PSB), não poderá disputar a reeleição.

Já a sigla petebista busca ampliar o seu leque no estado e assim fortalecer a sigla que vem enfraquecendo nas ultimas eleições, tanto estaduais quanto municipais. Claudio já disputou a prefeitura em 20220, quando ficou em terceiro lugar com 17.498 votos. Na época estava filiado no DC, ficou atrás de Pátio, que foi reeleito, e Luizão (Republicanos). 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet