Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:35:03
informe o texto

Notícias / Política

05/06/2023 às 13:20

​Maternidades particulares não poderão mais cobrar taxas para pai ou acompanhante assistir parto

Dr. João crê que nova lei também ajudará diminuir casos de abusos e violência obstétrica

Leiagora

​Maternidades particulares não poderão mais cobrar taxas para pai ou acompanhante assistir parto

Foto: Marcos Lopes / ALMT

Projeto de Lei (643/2023) do deputado estadual Dr. João (MDB), que proíbe a cobrança de qualquer valor ou taxa por maternidades particulares, para permitir que o pai ou acompanhante assista ao parto no centro obstétrico, foi aprovado em segunda votação, na quinta-feira (1º) da semana passada, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Sendo assim, as maternidades particulares não poderão cobrar qualquer valor ou taxa para que acompanhantes assistam ao parto.  

Consta ainda no texto que a vedação refere-se aos valores cobrados a título de higienização, esterilização e demais procedimentos necessários para que a pessoa possa adentrar o centro obstétrico, independentemente da nomenclatura dada à cobrança.

A escolha da pessoa é feita pela mãe do bebê no acolhimento, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

"Isso já é algo que era praticado na rede pública (SUS) e conveniada. Porém, não se aplicava às maternidades particulares. Agora, com a nossa lei, estamos vetando a cobrança destas taxas no meio privado. É direito da mãe ter uma pessoa de confiança consigo neste momento. Isso, inclusive, acaba também ajudando a diminuir casos de abusos sexuais ou de violência obstétrica, que temos visto recentemente", destacou o deputado Dr. João, autor da lei.

O descumprimento ao disposto nesta Lei acarretará à maternidade a aplicação das sanções previstas na Lei nº 8.078 , de 11 de setembro de 1990, Código de Defesa do Consumidor.

O texto segue para sanção do governador Mauro Mendes (União).

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet