Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
05:20:05
informe o texto

Notícias / Política

05/07/2023 às 16:01

Botelho defende votação da reforma esta semana, mas pede que texto dê maior autonomia para os estados

O parlamentar lembra que essa discussão é antiga, e que o projeto já foi apresentado em gestões anteriores

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Botelho defende votação da reforma esta semana, mas pede que texto dê maior autonomia para os estados

Foto: JL Siqueira / ALMT

Apesar de toda polêmica em torno do projeto de Reforma Tributaria que está sendo discutido no Congresso Nacional, o deputado estadual Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), é contra o adiamento da votação da matéria, que está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (7).

O parlamentar lembra que essa discussão é antiga, e que esse projeto já foi apresentado em gestões anteriores. Além disso, lembra que o Brasil é um dos únicos países que ainda não adotou o imposto único.

“Essa discussão já vem há muito tempo. Esse projeto já foi proposto no governo Temer, não é de agora, é um projeto antigo. Eu sou a favor que vote, tem que votar mesmo. Nós somos um dos únicos países do mundo que não temos o imposto único, cada lugar que você vai é um imposto. Então, isso tem que ser modificado”, colocou.

Por outro lado, defende que o projeto em questão seja modificado, especialmente no sentido de dar maior autonomia aos estados. “Eu discordo da forma que ele está sendo colocado, que não está dando autonomia para os estados para criar algum incentivo”, enfatizou.

O incentivo a que ele se refere seria para continuar atraindo indústrias para o Estado, evitando assim a desindustrialização e, consequentemente, uma queda brusca na arrecadação.

“Tem que deixar uma margem para os estados negociarem, não tem como fazer imposto único desse jeito. O que as indústrias vão fazer? Vão tudo para São Paulo. Para eles virem para cá temos que dar um incentivo, e se não podemos como vai ficar?”, questiona.

Neste sentido, Botelho dá coro ao discurso do deputado estadual Dilmar Dal Bolso (União), e cobra um trabalho mais duro por parte da bancada federal.

“Tem gente lá discutindo Bolsonaro e Lula ainda. Isso não é Bolsonaro e Lula, isso é um projeto do país, é um projeto que precisa ser feito, mas precisa ser adequado. Está na hora de apresentar propostas, a eleição acabou. Se não tem proposta, vai estudar. Seja um deputado, o deputado está lá para propor e não pra ficar fazendo vídeo à toa”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet