Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
17:39:59
informe o texto

Notícias / Polícia

06/07/2023 às 09:23

Operação da PF em MT mira financiadores de invasão e tentativa de explosão no aeroporto de Brasília

Tentativa de ataque ocorreu em dezembro do ano passado e um mato-grossense já foi condenado pelo crime

Leiagora

Operação da PF em MT mira financiadores de invasão e tentativa de explosão no aeroporto de Brasília

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (6) mandado de busca e apreensão em Água Boa, a 735 km de Cuiabá, com o objetivo de apurar possíveis financiadores dos atos de invasão ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, ocorrido em dezembro de 2022, bem como uma possível conexão com os envolvidos na tentativa de atentado à bomba nas proximidades do mesmo Aeroporto, também ocorrido em dezembro do ano passado. A operação é denominada Embarque Negado. 

 A PF também atua em Marabá, no estado do Pará, onde cumpre um mandado, e no Distrito Federal, onde são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo, crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e associação criminosa – todos previstos no código penal.

A investigação se refere ao ocorrido nos dias 02/12/2022 e 08/12/2022, quando várias pessoas invadiram a área de acesso restrito e adjacências do Aeroporto Internacional JK, causando uma série de transtornos à segurança aérea e ao serviço aeroportuário. Ao todo ação cumpre seis mandados de busca e apreensão em três unidades da Federação.

Condenados

Em maio, o mato-grossense Alan Diego dos Santos Rodrigues e o comparsa dele George Washington Oliveira Souza foram condenados  pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal pela tentativa de atentado. A decisão é do juiz Osvaldo Tovani, da 8.ª Vara Criminal de Brasília, que destacou que o crime foi premeditado.

Ambos foram responsáveis por implantar uma bomba no aeroporto de Brasília em 24 de dezembro do ano passado. George Washington pegou nove anos e quatro meses de prisão e Alan Diego foi sentenciado a cinco anos e quatro meses, ambos em regime inicial fechado.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet