Cuiabá, terça-feira, 18/06/2024
16:54:32
informe o texto

Notícias / Geral

09/05/2024 às 17:03

ENTRADA GRATUITA

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa nesta sexta (10); confira programação

Competição no COT da UFMT terá início às 8h e a cerimônia oficial de abertura ocorre às 17h30

Leiagora

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa nesta sexta (10); confira programação

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa nesta sexta (10), com provas das 8h às 10h, no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. No fim da tarde, às 17h30, acontece a cerimônia oficial de abertura, retomando em seguida a segunda etapa de provas que prosseguem até às 21h40. 

Até domingo (12.05), o público poderá acompanhar gratuitamente a competição disputada por atletas de países ibero-americanos, Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Participam das disputas 556 atletas de 24 países, muitos na corrida por vagas olímpicas, em busca de índices ou de pontos no Ranking Mundial. 

Quatro atletas mato-grossenses estão também na disputa: Jânio Varjão, Lissandra Campos, Wendell Jerônimo e Almir Junior. Os três primeiros são bolsistas do programa Olimpus, promovido pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Confira o resumo da programação e os horários da participação mato-grossense.

Sexta-feira (10)

A manhã de sexta-feira (10) já contempla finais das disputas de 3.000 metros com obstáculos, salto em altura e lançamento de martelo, além de provas de 100 metros rasos, 400 metros com barreiras, e outras. 

Durante a noite, dois atletas mato-grossenses contam com o apoio da torcida em suas provas. Às 19h30, o esportista de Barra do Garças, Jânio Varjão, corre na semifinal dos 800 metros rasos, e às 19h40, a atleta de Nossa Senhora do Livramento, Lissandra Campos, disputa a final do salto em distância. 

As outras provas da noite, que terão início a partir das 18h30, são 100, 400, e 3.0000 metros rasos, salto com vara, salto em altura, lançamento de martelo revezamento 4x400 metros e arremesso do peso.  

Sábado (11)

O segundo dia da competição começa às 6h com as provas de marcha atlética disputadas num circuito montado na Avenida Parque do Barbado, ao lado do COT/UFMT. 

De volta à pista principal, as demais disputas serão realizadas das 8h às 11h e das 18h30 às 21h30, com provas diversas, como as finais dos 100 e 110 metros com barreiras, lançamento do dardo, salto com vara, 200 e 1.500 metros rasos, revezamento 4x400 metros, dentre outras.
 
O mato-grossense Jânio Varjão disputa a final da prova de 800 metros rasos, às 10h, caso se classifique nas semifinais do dia anterior. Já o mato-grossense Wendell Jeronimo compete na final dos 5.000 metros rasos, às 19h40. 

Domingo (12)

Wendell Jeronimo volta a competir logo cedo, desta vez na prova de corrida de rua (10 km) que acontece às 6h30, no Parque Tia Nair, em Cuiabá. O maratonista de Pontes e Lacerda compete atualmente pela Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde.

O Campeonato retorna para o COT/UFMT a partir das 8h10 e prossegue até 11h, retomando no início da noite, com provas das 18h30 às 21h. As disputas do dia incluem as finais de revezamento 4x100 metros, 110 metros com barreiras, 200 e 1.500 metros rasos, lançamento do dardo, salto em altura, salto com vara e revezamento 4x400 metros. 

A final da prova de salto triplo masculino acontece às 18h40 e contará com a participação do atleta Almir Júnior, que começou sua carreira esportiva em Peixoto de Azevedo e hoje defende o clube Sogipa, do Rio Grande do Sul. Favorito na disputa, o mato-grossense conquistou o tricampeonato do salto triplo durante o Troféu Brasil, realizado em 2023, também em Cuiabá.

Sobre o Campeonato Ibero-Americano
  
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

Com acesso gratuito ao público, a competição também será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo. 

Dentre os destaques do atletismo brasileiro que participam da competição em Cuiabá estão o velocista e ex-BBB Paulo André, o velocista Renan Gallina, a recordista na marcha atlética, Gabriela Muniz, a também recordista nos 400 m com barreiras feminino, Chayenne Pereira, a velocista olímpica Lorraine Martins, e o campeão mundial de arremesso do peso, Darlan Romani.

 
Secel-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet