Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
20:30:06
informe o texto

Notícias / Política

11/07/2023 às 16:00

Luis Cláudio e Dilemário prometem queda de braço caso Edna proponha PL sobre gestão da VI

Vereadores classificaram ideia como “absurda” e “um tapa na cara da inteligência do povo cuiabano”

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem local - Kamila Arruda

Luis Cláudio e Dilemário prometem queda de braço caso Edna proponha PL sobre gestão da VI

Foto: Reprodução / TV Câmara

Caso a vereadora Edna Sampaio (PT) realmente apresente um projeto de lei para regulamentar a forma como é gerenciada a verba indenizatória do chefe de gabinete, os colegas de Parlamento Luis Cláudio (PP) e Dilemário Alencar (Podemos) prometem encabeçar uma forte campanha contra. O alerta de ambos foi feito na sessão ordinária desta terça-feira (11), em repercussão à entrevista concedida pela petista ao programa Agora na Capital dessa segunda (10).

Acontece que Edna é alvo de processo
um processo disciplinar por suposta prática de rachadinha. Isso, porque teria recebido R$ 20 mil da ex-chefe de gabinete, Laura Natasha, referentes à verba indenizatória paga pela Câmara de Cuiabá aos servidores que ocupam tal cargo.

A alegação da vereadora é que há em seu mandato uma orientação ao chefe de gabinete para que deposite a VI em uma conta conjunta, onde a própria Edna t
ambém deposita a sua verba indenizatória, sob justificativa de isso dar mais transparência ao uso do dinheiro público.

“Eu quando li essa matéria falei ‘não é verdade, não pode ser’. [...] Essa proposta da Edna é um tapa na cara da inteligência do povo cuiabano, e sobretudo sobre a inteligência dos órgãos fiscalizadores. Essa lei, em lembro na época, ela foi articulada junto com o Tribunal de Contas, foi feita com base em uma consulta [ao TCE] estabelece como pode ser usada a verba indenizatória”, lembrou Dilemário.

O vereador também afirmou que tal projeto iria desmoralizar o Parlamento cuiabano e disse acreditar que a ideia não teria partido de Edna, mas sim de algum assessor. 

Leia também - Edna afirma que vai propor projeto de lei para regulamentar gestão de VI através de conta conjunta

Em seguida, Luis Cláudio, que é autor de uma das representações contra a vereadora na Câmara, classificou como “atabalhoada” a defesa da vereadora e avalia que ela está causando danos a si mesma ao idealizar tal projeto. 

“Você não pode trazer para os outros vereadores o que para si representa. Se isso for verdade, realmente esse Parlamento vai ter que tomar uma atitude de rejeitar plenamente essa propositura porque não é ‘o que eu faço na minha casa, o senhor tem que fazer na sua’. Se eu faço e é irregular, eu tenho que arcar com as consequências daquilo que eu fiz”, disse o vereador, classificando como lamentável e absurda a ideia de Edna.

Na entrevista concedida ao Agora na Capital dessa segunda, Edna Sampaio argumentou que a lei estabelece a finalidade da verba indenizatória, mas não de que forma ela deve ser gerida. “Não há crime nenhum nisso, estão querendo me incriminar. [...] Eu vou propor, inclusive, que seja regulamentado essa questão da verba indenizatória na Câmara. [...] Vou propor um projeto em que o vereador possa optar em gerenciar os recursos em contas privadas ou em conta conjunta”.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet