Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:45:04
informe o texto

Notícias / Geral

15/07/2023 às 09:16

SAÚDE

Hepatite A: casos aumentam no Brasil em 2023; saiba como se prevenir

Doença conhecida também como hepatite infecciosa pode ser transmitida por falhas na higiene de alimentos e sexo desprotegido

Metrópoles

Hepatite A: casos aumentam no Brasil em 2023; saiba como se prevenir

Foto: Getty Images

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) divulgou, na última quarta-feira (12/7), que o número de diagnósticos de hepatite A teve um intenso aumento no Brasil em 2023. Os casos positivos cresceram 56,2% de janeiro a junho quando comparados ao mesmo período de 2022.

A análise concentra os dados obtidos em 60% dos laboratórios particulares do Brasil. Até agora, as centrais de diagnóstico já têm 1.567 casos positivos de hepatite A em comparação a 1.003 no primeiro semestre do ano anterior.

O número se explica parcialmente pelo aumento da quantidade de exames realizados: foram 382 mil testes no primeiro semestre de 2022 e 463 mil em 2023. Entretanto, o crescimento dos exames foi de 21%, menos da metade do aumento registrado nos diagnósticos. A taxa de positividade também subiu de 0,26% para 0,34%.

Para a hepatologista Liliana Mendes, do Hospital DF Star, em Brasília, este aumento de casos pode ser explicado pelo contato cada vez maior da população com o vírus, e sem a vacinação correta. Com o fim das restrições da pandemia de Covid-19, mais gente tem encontrado o patógeno da hepatite A sem estar protegido.

“As condições de saneamento básico melhoraram muito, e as pessoas que nasceram em cidades depois dos anos 1980 não tiveram contato com o vírus. O problema é que a vacinação correta não foi feita. Esses indivíduos acabam se expondo quando viajam para algum lugar com água contaminada ou consomem um alimento que não foi bem higienizado”, explica a hepatologista.

O que é a hepatite A?

A hepatite A é uma infecção viral que atinge principalmente o fígado. A transmissão é feita através do contato com partículas das fezes contaminadas — por isso, regiões com pior saneamento básico costumam ter mais casos. A contaminação também pode acontecer durante o sexo anal desprotegido e no contato com objetos, alimentos ou água contaminada.

Muitas vezes, o indivíduo contaminado não apresenta sintomas e quando os primeiros aparecem, são inespecíficos. O paciente infectado pode ter fadiga, febre, dores musculares e problemas gastrointestinais que vão de enjoo a diarreia.

Os sintomas mais severos, quando a urina fica escura e a pele e os olhos amarelados, aparecem só depois e duram no máximo dois meses. No geral, o paciente fica completamente curado em seis meses e apenas os sintomas são tratados.

A hepatite A, porém, pode apresentar complicações e se tornar uma hepatite fulminante. “É um quadro raro, mas leva à falência muito rápida do fígado, que não consegue lidar com a doença. Adultos contaminados com hepatite A têm mais chance de desenvolver uma hepatite fulminante e, quando ela ocorre, o único tratamento possível é o transplante de fígado”, completa a hepatologista.

Como se prevenir?

A melhor forma de prevenção contra a hepatite A é a vacinação, que é administrada em duas doses em crianças de 15 meses e menores de 5 anos. Além disso, é importante seguir uma série de recomendações sanitárias, como lavar as mãos frequentemente, limpar os alimentos e cozinhá-los de forma correta, manter a higiene íntima e usar camisinha durante o sexo anal.

As demais hepatites na Abramed

Entre as demais hepatites virais, o relatório da Abramed mostrou uma estabilidade de casos. Os diagnósticos de hepatite B tiveram uma queda de 1% no período observado. Já os casos de hepatite C subiram 2% — foram realizados 15% a mais de testes durante o primeiro semestre de 2023 em relação ao de 2022.

Os dados mais recentes da rede pública em relação às hepatites mostravam que os casos de hepatite A estavam relativamente estáveis desde 2020, mas a última atualização é de dezembro de 2022. A taxa média de positividade dos testes na rede pública, porém, é ainda maior que a da rede privada, com 0,9% dos exames positivos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet