Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:34:23
informe o texto

Notícias / Geral

29/07/2023 às 13:09

JULHO AMARELO

Campanha alerta para prevenção às hepatites e reforça importância da vacinação

Mês termina com destaque à campanha Julho Amarelo que aponta para a luta e prevenção da doença

Leiagora

Campanha alerta para prevenção às hepatites e reforça importância da vacinação

Foto: Imago Imagens / Reuters

Durante essa última semana de julho, diversos monumentos espalhados em todo o País foram iluminados com a cor amarela. Isso porque, a data marca a campanha intitulada Julho Amarelo que aborda a luta e prevenção às hepatites virais.
 
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, álcool e doenças autoimune, causando alterações leves, moderadas ou graves. As hepatites virais são: A, B, C, D e E. No Brasil, as mais comuns são as B e C.”
 
Algumas hepatites são endêmicas, ou seja, acontecem com maior frequência em determinadas regiões ou países, como por exemplo a E, que não é comum no Brasil; ou ainda o tipo D, com maior incidência no Norte no País.
 
As hepatites A e E, contraídas por meio da contaminação em água e alimento, exigem cuidado na higienização e saneamento, sendo a primeira evitada por meio da vacinação inclusa no calendário do SUS para o público infantil, ou em clínicas particulares, para os adultos. Outras formas de transmissão são o contato pessoal próximo e o contato sexual. A vacina contra a hepatite A é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção.
 
A principal forma de transmissão da hepatite B é sexual e, em raros casos, pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou durante o parto e pode ser evitada por meio da vacinação, aplicada já nos recém-nascidos gratuitamente. Já a C é transmitida geralmente através de materiais cortantes com o sangue contaminado. 
 
Tiago Rodrigues, médico infectologista e professor do curso de Medicina da Unic, destaca que nem sempre a doença apresenta sintomas na sua fase aguda. Quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados. “As hepatites B e C podem causar além da cirrose, o câncer de fígado.

Estamos falando de doenças que algumas delas (Be A) podem ser evitadas por meio da vacinação e isso merece atenção. Dados da Estimativa 2023 do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que cerca de 10.700 novos casos de câncer de fígado surgirão até o final deste ano”, completa o especialista.
 
Para mais informações, acesse o site.

 
Da assessoria 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet