Cuiabá, domingo, 05/05/2024
12:39:44
informe o texto

Notícias / Política

01/09/2023 às 16:37

ENGROSSOU O CALDO

Procuradora da Mulher da AL encaminha denúncia de Maysa contra Cattani à Comissão de Ética

Documento será encaminhado ao corregedor da ALMT, deputado Max Russi

Jardel P. Arruda

Procuradora da Mulher da AL encaminha denúncia de Maysa contra Cattani à Comissão de Ética

Foto: JL Siqueira / ALMT/ Montagem

A procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva (MDB), encaminhou para a Comissão de Ética da Casa de Leis a denúncia da vereadora Maysa Leão (Republicanos) com pedido de abertura de processo ético-disciplinar contra o deputado Gilberto Cattani (PL) por quebra de decoro parlamentar.

O documento foi encaminhado ainda na quinta-feira (31) e de deverá ser recebido pelo corregedor da Comissão de Ética, deputado estadual Max Russi (PSB), já na próxima reunião, a qual é justamente o prazo final para Cattani apresentar defesa do outro processo ético-disciplinar, no caso por ter comparado mulheres gestantes a vacas prenhas e depois gravar um vídeo se desculpar com os animais pela comparação.

“Dessa forma, recebe-se a citada denúncia perpetrada pela Vereadora Maysa Leão, uma vez que apresentados fatos e documentos supostamente praticados pelo Deputado Cattani, o que deve ser devidamente averiguado pela Comissão de Ética desta Casa de Leis. Assim, encaminho a referida denúncia, com os devidos documentos anexos, para a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso para adoção das medidas necessárias", consta de trecho do documento.

Encaminho a referida denúncia, com os devidos documentos anexos, para a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa


Leia também - Cattani vai à justiça contra Maysa, pede indenização de R$ 50 mil e requer processo na Comissão de Ética

De acordo com a vereadora, Cattani incitou a violência contra ela ao postar um recorte de uma debate entre os dois, durante um podcast, no qual ele defende uma punição proibida pelo artigo 5º da Constituição Federal e ela o repreende dizendo que isso seria uma barbárie. 

Nos comentários da postagem, Maysa recebeu uma série de ameaças. A vereadora alega ter solicitado para Cattani apagar o conteúdo ou, pelo menos, os comentários, mas ele teria se negado. 

Leia também - Cattani nega apagar vídeo e Maysa recorre à procuradoria da AL: 'samba na cara da sociedade'

O caso ganhou proporções ainda maiores porque a vereadora chegou a chorar na tribuna durante a sessão ao falar das ameaças recebidas. A vereadora também recebeu apoio da maioria dos vereadores da Câmara de Cuiabá.

Por sua vez, Cattani ingressou com uma queixa-crime e ainda solicitou a instauração de uma apuração de possível quebra de decoro na Comissão de Ética na Câmara Municipal contra Maysa Leão. O advogado Daniel Luis Nascimento Moura, que patrocina a defesa de Cattani, alega que Maysa cometeu crimes de calúnia, difamação e injúria.


Atualizado às 11h53 de 2/9 - Ao contrário do informado inicialmente no texto da notícia, o deputado Gilberto Cattani não apagou o vídeo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet