Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:26:57
informe o texto

Notícias / Judiciário

01/09/2023 às 07:42

REVIRAVOLTA

Cattani vai à justiça contra Maysa, pede indenização de R$ 50 mil e requer processo na Comissão de Ética

A parlamentar chegou a chorar na tribuna da Câmara para falar das ameaças que vem sofrendo desde que o deputado postou um vídeo sobre castração de estuprador e tentava uma 'conciliação' por meios políticos

Alline Marques

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) resolveu antecipar a batalha jurídica coma  vereadora Maysa Leão (Republicanos) e antes mesmo que a parlamentar fosse à justiça, o liberal ingressou com uma queixa crime e anda solicitou a instauração de uma apuração de possível quebra de decoro na Comissão de Ética na Câmara Municipal. O pedido foi protocolado nessa quinta-feira (31). 

Na queixa crime, Cattani pede ainda uma indenização de 40 salários mínimos, ou seja, R$ 52.800. 


Par Cattani ele está sendo acusado sem provas de incitar pessoas a cometerem crime. O advogado Daniel Luis Nascimento Moura, que patrocina a defesa de Cattani, alega que Maysa cometeu crimes de calúnia, difamação e injúria ao dizer à imprensa e na tribuna da Câmara Municipal que Cattani incentivou pessoas a ameaçarem ela e seus familiares.

A vereadora chegou a chorar na tribuna durante a sessão dessa quinta ao falar das ameaças que vem recebendo por conta de um vídeo postado pelo parlamentar nas redes sociais que trata sobre a castração para estupradores. Ela também enviou ainda na quarta-feira um ofício ao deputado solicitando a retirada dos vídeos ou ao menos que os comentários fossem apagados. 


Porém, em resposata ao ofício, Cattani teria sugerido que a vereadora fosse à Justiça para punir as pessoas que estão ameaçando-a

Agora, após a repercussão do caso, principalmente, na Câmara, onde os vereadores saíram em defesa da paralmentar, Cattani então resolveu acionar a Justiça e encaminhou um ofício ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), solicitando a abertura de um processo na Comissão de Ética Parlamentar contra a vereadora, visto que ela possivelmente cometeu quebra de decoro ao acusar um deputado de cometer um crime do qual ele sequer está sendo investigado e que muito menos foi condenado.

Cattani participou de um podcast com a vereadora no dia 10 de agosto e publicou em suas redes sociais um trecho da entrevista em que defende a castração para homens que cometem o crime de estupro. O trecho também expõe a resposta da vereadora que diz que o assunto precisava ser amplamente debatido e que a castração física seria uma barbarie contra o criminoso. 

Maysa alega que 
o parlamentar teria editado o diálogo, deixando a entender que ela defende estupradores. Porém, o parlamentar nega. “O corte publicado por Cattani não houve edição e é o mesmo que está na entrevista que está no Youtube para qualquer pessoa ver”, contexta a defesa de Cattani.
 
Atualizado às 11h53 de 2/9 - Ao contrário do informado inicialmente no texto da notícia, o deputado Gilberto Cattani não apagou o vídeo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet