Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:20:12
informe o texto

Notícias / Variedades

08/09/2023 às 15:15

BOLETIM MÉDICO

Faustão não apresenta sinais de rejeição a coração e é transferido para quarto

Apresentador Fausto Silva tem boa recuperação após realizar transplante de coração no dia 27 de agosto

Do G1

Faustão não apresenta sinais de rejeição a coração e é transferido para quarto

Foto: Reprodução / Instagram

O apresentador Fausto Silva tem boa recuperação após a realização de transplante de coração, em sinais de rejeição ao órgão, diz boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein divulgado nesta sexta-feira (8).

Ele foi transferido da unidade de tratamento semi-intensiva para continuar o tratamento no quarto.

"Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão. Foi transferido para apartamento, onde segue em processo de reabilitação", afirma o boletim.

Na última sexta-feira (1º), Faustão havia sido transferido da UTI para a unidade semi-intensiva.

Na quinta-feira (31), ele gravou vídeo para agradecer quem torceu por sua recuperação. Principalmente, à família do doador do seu novo coração.

"Quero agradecer, fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, que proporcionou que eu estivesse vivo. Eu fico emocionado, me deu a chance de viver de novo", diz Faustão.

Emocionado, disse para a família de Fábio: "Jamais esquecerei de vocês. E vou um dia agradecer pessoalmente."

O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu no sábado (26), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras.

Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração. Faustão também mandou uma mensagem para José Pereira da Silva, pai do doador:

"A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho fazendo só coisas boas."

Recuperação

Faustão também falou, no vídeo, sobre o processo de recuperação. Ele disse que já está caminhando.

"Ainda estou com a garganta meio arranhada porque eu fui entubado, mas tô bem. Mas muito disposto... já estou andando. Estou há três dias. Só isso que eu queria falar para vocês. Um beijo. Que Deus dê a vocês em dobro tudo que eu recebi. Essa benção. Obrigado".

O apresentador também falou sobre a importância da doação de órgãos.

"E agora é motivar todo mundo a fazer do país o primeiro doador de órgãos do mundo. Temos que conscientizar. Não tem que ser obrigatório. Tem que ser todo mundo falar isso", disse.

Fila para cirurgia

Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, o apresentador foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde, que era considerado grave.

No caso do transplante de coração, a ordem de prioridade da fila de espera é definida com base na gravidade do quadro do paciente.

"A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção, que era o apresentador.

Faustão tem o tipo sanguíneo B, segundo a Central. O tempo de espera por um transplante de coração, para potenciais receptores desse grupo, é de 1 a 3 meses.

Prioridades na fila de espera

No caso do transplante de coração é considerada a gravidade do quadro do paciente para definir a ordem de prioridades na fila.

Quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa, por exemplo. A espera não leva em conta se o paciente fará a cirurgia em um hospital público ou na rede particular.

O primeiro passo é o médico responsável cadastrar o paciente na lista única de transplantes. A lista é gerida e organizada pela Secretaria Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.

Critérios para ordem na fila

Veja abaixo um resumo de como funciona o processo, com informações do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos

A lista funciona por ordem cronológica de cadastro, ou seja, por ordem de chegada;

Também é levado em consideração a gravidade do quadro - quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa;

tipo sanguíneo - um paciente só pode receber um órgão de um doador que tenha o mesmo tipo sanguíneo que ele;

porte físico - alguém alto e mais pesado não pode receber o coração de um doador muito mais baixo e magro que ele;

e distância geográfica - o órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em um intervalo de até 4 horas, isso é chamado de tempo de isquemia, o tempo de duração deste órgão fora do corpo, ou seja: não é possível fazer a ponte entre duas pessoas que estejam muito distantes uma da outra.

o tempo de isquemia, inclusive, determina se um carro ou avião será usado para o transplante, com custos arcados pelo SUS.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet