Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:33:50
informe o texto

Notícias / Política

13/09/2023 às 07:54

SEM PRESSA

Reunião entre Lúdio e Rosa fica para depois e deputado cobra data para definir estratégias

Em conversa com a imprensa, o pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá comentou o possível arco de alianças com o PSD ainda no primeiro turno

Paulo Henrique Fanaia

Reunião entre Lúdio e Rosa fica para depois e deputado cobra data para definir estratégias

Foto: Renan Marcel

A reunião que estava marcada para acontecer durante o feriado de 7 de Setembro entre Lúdio Cabral e Rosa Neide (ambos do PT) ficou apenas em um telefonema amistoso entre correlegionários. De acordo com Lúdio, devido a problemas de agenda os dois pré-candidatos do PT à Prefeitura de Cuiabá em 2024, eles não conseguiram se encontrar pessoalmente e o telefonema se resumiu a Lúdio cobrando uma data para se reunirem com a executiva municipal e estadual do partido para traçar estratégias entre os possíveis candidatos.
 
Embora a diretoria nacional do Partido dos Trabalhadores tenha estabelecido que as principais capitais brasileiras definam seus candidatos até outubro, Lúdio afirma que ele não tem pressa, porém, as lideranças petistas em Cuiabá precisam sentar para definir as estratégias o quanto antes.
 
“Eu propus uma reunião entre eu, ela [Rosa Neide], o presidente municipal Bob Almeida e o presidente estadual Valdir Barranco para que sentássemos e combinássemos o calendário para amadurecer a decisão que o PT tem que tomar. Em algum momento a municipal vai ter que se reunir para avaliar a tática eleitoral que as alianças têm que construir, qual será o desenho da disputa em 2024 e a apresentação do meu nome. Pra isso temos que ter um calendário de diálogo e pra mim é importante ter um calendário pactuado entre nós para ter uma decisão de unidade”, afirmou o deputado estadual nesta terça-feira (12).
 
Apesar de Lúdio já tenho lançado seu nome na pré-campanha eleitoral para o ano que vem, isso não quer dizer que ele será o candidato oficial do PT na disputa pelo Palácio Alencastro. Em Cuiabá, as lideranças estão divididas entre apoiar a candidatura dele ou da ex-deputada federal Rosa Neide, afinal, nas eleições de 2022 ambos tiveram votações expressivas na Capital.
 
Além do mais, mesmo que o PT bata o martelo sobre quem apoiar internamente, o partido ainda tem a obrigação de apresentar este nome à Federação Brasil da Esperança que, aí sim, fará a escolha entre os nomes mais fortes do PT, PcdoB e PV. Vale lembrar que esta última sigla luta para que o cabeça de chapa seja o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa.
 
Possível apoio do PSD
 
Na manhã dessa terça, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil e presidente estadual do PSD em Mato Grosso, Carlos Fávaro, afirmou em entrevista ao programa Tribuna da Rádio Vila Real que o partido tem como principal objetivo o de filiar o deputado estadual Eduardo Botelho (União) para que ele seja o candidato da sigla na disputa à Prefeitura de Cuiabá.
 
Na mesma entrevista Fávaro afirmou que, caso Botelho vá para o segundo turno, uma coligação de apoio com o PT é natural. Porém, em um Plano B, caso Botelho não se filie ao PSD, a sigla não descarta apoiar o candidato do PT já no primeiro turno.
 
Para Lúdio, esse apoio do PSD ainda no primeiro é turno é muito positivo, haja vista a capilaridade eleitoral que a sigla tem nacionalmente e em Mato Grosso, todavia, ele não pensa neste cenário. Para ele, o melhor a se fazer é trabalhar com o PT indo ao segundo turno e então construir um grande arco de alianças com outros partidos que estão na base petista nacionalmente.
 
“É importante para nós construirmos um arco amplo em sintonia com o arco nacional. Fávaro é ministro da Agricultura e o PSD está na nossa base. Temos amadurecido uma relação política em Mato Grosso e seria muito positivo uma aliança já no primeiro turno com o PSD apoiando a candidatura que o PT escolher. Mas é legítimo que o PSD busque uma candidatura própria, até porque como são dois turnos, no segundo há um outro desenho. Nós vamos lutar para que o PT vá para o segundo turno e no segundo, caso o PSD tenha candidato no primeiro, nós vamos buscar apoio”, disse Lúdio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet