Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:05:38
informe o texto

Notícias / Geral

16/09/2023 às 14:01

120 KM

Gabinete de Intervenção coloca em funcionamento farmácia na unidade de saúde mais distante da área urbana de Cuiabá

Localizada na comunidade Pico do Amor, a unidade também terá uma equipe multiprofissional a cada 15 dias

Leiagora

Gabinete de Intervenção coloca em funcionamento farmácia na unidade de saúde mais distante da área urbana de Cuiabá

Foto: Assessoria

Medicamentos sem precisar ir para longe de casa. Essa passa a ser a realidade da população das comunidades rurais Pico do Amor e Coivaras. O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá abriu, nesta sexta-feira (15), uma farmácia na unidade básica de saúde que atende a região, que é a mais distante da área urbana de Cuiabá.

A novidade foi dada aos moradores que participaram do mutirão de atendimento, realizado das 9h às 16h, com a presença de uma equipe multiprofissional de saúde.

O senhor Aloísio de Arruda era presidente da comunidade Pico do Amor quando a unidade, que é uma extensão do Distrito do Aguaçu, foi construída. Ele conta que um dos grandes desejos da comunidade era poder pegar os remédios sem precisar se deslocar para o Aguaçu.

“Estou achando essa mudança na Saúde de Cuiabá muito boa. Para nós tudo que está acontecendo é 100%. É muito bom ter remédio aqui, sem precisar ir para muito longe. Vai ajudar muito a comunidade”, disse Aloísio, que foi ao mutirão para receber atendimento médico e já foi para casa com os remédios que precisava.

O mutirão ofereceu atendimento médico, odontológico, de enfermagem, de fisioterapia, de avaliação nutricional e com psicólogo. Também teve vacinação, pesagem para o Bolsa Família, exame de glicemia, realização de preventivo e orientações sobre cuidados com a saúde. Durante a tarde também teve visitas aos moradores que estão acamados ou com dificuldade de locomoção. A partir desta sexta-feira, essa equipe estará na unidade a cada 15 dias para atender a população.

A interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, participou do mutirão e também fez a entrega de novos equipamentos para a unidade. Ela explicou que uma das ações que a Intervenção tem dedicado muita atenção é a garantia dos medicamentos para a população. “A gente já tinha programado esse encontro há algum tempo. Eu estou à frente da Secretaria Municipal de Saúde e quero que o atendimento seja igual para todos, seja em uma unidade lá no Centro ou nas mais distantes”, destacou Carmona.

Neusa Josefa da Silva, moradora da comunidade Pico do Amor há dez anos, foi ao mutirão levar os filhos para fazer a pesagem do Bolsa Família e para vacinar. Para ela, o atendimento vai ser melhor com as mudanças anunciadas. “Vai ficar melhor, pois antes a gente não tinha. Remédio, por exemplo, às vezes até tinha um ou outro na unidade, mas não era o que a gente precisava”, contou a moradora.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet