Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
13:01:02
informe o texto

Notícias / Política

18/09/2023 às 13:31

ATENDENDO AO STF

AL planeja obra de adequação para garantir criação de três novas cadeiras de deputado

Parlamento passa por reforma atualmente e determinação do Supremo deve alterar projeto para receber mais três deputados

Kamila Arruda

AL planeja obra de adequação para garantir criação de três novas cadeiras de deputado

Foto: Helder Faria/ALMT

A Assembleia Legislativa começa a traçar estratégias para garantir a criação de três novas cadeiras no Parlamento Estadual para a próxima legislatura. A informação é dos deputados estaduais Eduardo Botelho (União) e Max Russi (PSB), presidente e primeiro-secretário da Casa de Leis.

Os parlamentares se reuniram na manhã desta segunda-feira (18) para tratar sobre o assunto e começar a levantar quais alterações físicas o Legislativo precisará sofrer para acomodar três novos deputados.

“Vamos começar a estruturar a casa para poder construir três gabinetes, porque não é fácil, de uma hora para outra, você criar três gabinetes. Então, tem que fazer um planejamento para nós prepararmos esses três gabinetes para a próxima legislatura”, reforçou Botelho.

O socialista frisa, contudo, que nenhum encaminhamento concreto ainda foi dado. “Não fizemos nenhum encaminhamento ainda, nenhum investimento, não fizemos nada, mas já estamos discutindo o que precisamos fazer, como nós vamos adequar para poder ampliar esses gabinetes e poder receber essa nova estrutura”, colocou.

Ele sugere, inclusive, que a Mesa Diretora já aproveite a obra que está sendo executada no Parlamento Estadual para fazer essa adequação.

“Essa reforma que está acontecendo já pode contemplar estrutura para receber novos gabinetes, temos que pensar nisso, nessa ampliação e já contemplar isso. Estávamos pensando em creche, aumentar a escola do legislativo, talvez teremos que mudar um pouco isso aí”, colocou.

Tanto ele quanto Botelho são contra a criação de três novas cadeiras. Para eles, não há necessidade de aumentar o número de deputados estaduais em Mato Grosso.

“AL já foi comunicada que vai ter essa alteração, então já vamos começar a trabalhar com isso. Se dependesse de mim não teria, para mim 24 já está bom, mas é uma decisão do Supremo e temos que cumprir”, finalizou Botelho.

Leia mais : Botelho diz que 24 deputados 'é de bom tamanho' e que ampliação de vagas na AL depende do Congresso

A criação de três novas vagas na Assembleia Legislativa atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou que o Congresso Nacional adeque o número de deputados à proporção da população de cada Estado, conforme o Censo de 2022.

Com isso, a expectativa é que o Estado passe de oito para nove cadeiras na Câmara Federal, e a Assembleia de 24 para 27 deputados estaduais, já que temos um efeito cascata entre os legislativos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet