Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:19:27
informe o texto

Notícias / Política

20/09/2023 às 11:05

ASSISTA À ENTREVISTA

Cattani reforça que mulheres com medidas protetivas tenham direito a armas

Em entrevista ao Agora na Capital, o parlamentar reconheceu que a medida desconsidera mulheres desfavorecidas financeiramente

Luíza Vieira

Cattani reforça que mulheres com medidas protetivas tenham direito a armas

Foto: Emilly Cassim

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) defende em um projeto de lei proposto por ele na Assembleia Legislativa (ALMT) que mulheres com medidas protetivas contra potenciais agressores deveriam portar armas. Em entrevista ao Agora na Capital dessa terça-feira (19), ele argumentou sobre a proposta, mas reconheceu que a medida desconsidera mulheres desfavorecidas financeiramente.
 
“Eu desejo que a minha esposa, inclusive, possa ter o direito de portar uma arma se ela quiser. Se minha filha quiser, se a minha mãe quiser [...] para qualquer um que tente tirar a vida delas, elas possam se defender”, disse Cattani.

O parlamentar explicou que não será qualquer mulher com medida protetiva que poderá ter uma arma, mas a proposta é tornar o acesso ao armamento para mulheres nesta condição como uma necessidade. Ele afirma que, com isso, as vítimas de agressões não ganharão o porte de arma e que precisarão passar por todos os processos como aulas de tiro, testes psicológicos, até que comprem o armamento.

“O projeto não dá porte de arma para a mulher, ele reconhece a efetiva necessidade de que ela tenha o porte de armas. Aí ela vai buscar na legislação, primeiro adquirir uma arma com todo o rigor, fazendo os cursos de tiros”, argumentou o deputado.

Quando questionado se a proposta não seria restrita apenas a mulheres com condições financeiras elevadas já que um armamento não é barato, o parlamentar comparou os custos com o preço de um aparelho celular. Após criticar o governo vigente, recuou e reconheceu que a proposta é, sim, restritiva.

“Sim, assim como um telefone celular, é só para quem tem o dinheiro para comprar. [...] Acho que você tem razão porque mudou o governo [...] Eu acho que não é uma questão financeira, por exemplo, você dá uma oportunidade para aquele que pode, infelizmente a gente não pode dar a mesma oportunidade para todos”, ponderou Cattani.

Confira a entrevista completa:

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet