Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:05:55
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/09/2023 às 14:35

JUSTIÇA ELEITORAL

Quatro projetos da Corregedoria Eleitoral de MT são destaques em Encontro Nacional de Boas Práticas

SoleTRE, Esemplare, Correição Humanizada e Zona Verde foram os projetos compartilhados

Leiagora

Quatro projetos da Corregedoria Eleitoral de MT são destaques em Encontro Nacional de Boas Práticas

Foto: Divulgação

A Corregedora Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, juntamente com outros servidores do Tribunal, estão participando ativamente do Encontro Boas Práticas - CGE 2022-2023: Atendimento, Inclusão e Diversidade, que acontece em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro. O evento reúne representantes das corregedorias eleitorais de todo o país para compartilhar experiências e iniciativas bem-sucedidas no campo da gestão eleitoral.

O destaque do evento fica por conta da presença da CRE-MT, que teve quatro de suas ações/projetos selecionados para serem apresentados nos painéis de boas práticas.

Durante o Encontro serão apresentados painéis com os seguintes temas: Eficiência na Gestão das Zonas Eleitorais; Coordenação Estratégica dos Serviços Eleitorais; Atendimento a Comunidades Indígenas e a Famílias Assentadas; Cidadania Conectada: Atendimento Digital e Educação para o Voto; Iniciativas pela Inclusão das Pessoas com Deficiência; Atendimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social; e Papo reto: “Linguagem para todas e todos”.

Uma das boas práticas da CRE-MT que se destacou é a "Correição Humanizada (Métodos de Escuta Ativa)", que foi apresentada no painel: Eficiência na Gestão das Zonas Eleitorais. Essa abordagem busca verificar a regularidade de 382 quesitos no âmbito cartorário e se seu funcionamento está de acordo com a legislação vigente e, de forma simultânea, busca-se promover, juntamente com a Secretaria de Gestão de Pessoas, o diálogo com os servidores para verificar o clima organizacional e assim, adotar medidas de melhorias na qualidade de vida do servidor com reflexo positivo em sua produtividade.

Além disso, os projetos "Zona Verde" e "Esemplare" foram exibidos no painel: Coordenação Estratégica dos Serviços Eleitorais. O "Zona Verde" reflete o compromisso da CRE-MT em promover uma gestão socioambiental e sustentável no âmbito do 1º grau de jurisdição e o "Esemplare" busca reconhecer zonas eleitorais que se destacaram em suas atuações nas áreas administrativas, jurisdicionais e de serviços.

No painel “Papo Reto: Linguagem para todos e todas”, será apresentado o projeto "SoleTRE", que visa à alfabetização solidária de jovens, adultos e idosos. Essa inovadora iniciativa lançada em 2019 busca promover a inclusão social, despertar a cidadania e reduzir o quantitativo de eleitores analfabetos.

O Encontro Boas Práticas - CGE 2022-2023 é uma oportunidade para os tribunais eleitorais compartilharem conhecimentos e aprenderem uns com os outros, promovendo assim uma gestão eleitoral mais eficiente e inclusiva em todo o país.

“A participação ativa da CRE-MT e a seleção de quatro boas práticas demonstram o compromisso da Corregedoria em continuar aprimorando seus serviços e atendendo às necessidades da sociedade mato-grossense. Essas ações exemplares podem servir de inspiração para outros tribunais eleitorais em todo o Brasil na busca por práticas de excelência em suas operações. Estamos gratos em poder compartilhar nossas iniciativas, as quais após implementadas, nos trouxeram excelentes resultados”, destacou a desembargadora Serly Marcondes.

Também participam do Encontro, o coordenador jurídico da CRE-MT, Carlos Luanga e a assessora técnica, Sueli Shimada.

 
Assessoria TRE-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet