Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:24:41
informe o texto

Notícias / Variedades

26/09/2023 às 10:10

DETOX DIGITAL

Luísa Sonza: sair das redes sociais ajuda a amenizar crise de ansiedade e depressão?

Após separação cantora quis ficar longe da internet por tempo indeterminado; Será que ajuda?

ISTOÉ Gente

Luísa Sonza: sair das redes sociais ajuda a amenizar crise de ansiedade e depressão?

Foto: Reprodução/Instagram

Após expor em rede nacional que foi traída pelo agora ex-namorado, Chico Moedas, num banheiro de bar, Luísa Sonza resolveu excluir as redes sociais do seu celular para tentar não sofrer ainda mais com a separação. Segundo informações do perfil oficial ‘Infos Luísa Sonza’, no Twitter, a cantora quis ficar longe da internet por tempo indeterminado, seguindo “apenas com as publicações contratuais de publicidade e com a divulgação de seu álbum”.

Na tarde de segunda-feira, 25, Sonza falou sobre o assunto na web. “Decidi não ter mais redes sociais no celular, acredito que isso tem feito bem pra mim e sei que vocês entendem isso! Mas pode deixar que vou mandando fotinhas e mensagens pra vocês pela minha equipe, não vou ficar distante! Meu foco agora é voltar a trabalhar e divulgar meu álbum que é o que eu sempre quis! Obrigada por todas as mensagens de carinho, obrigada por estarem comigo sempre. Eu amo vocês! Com amor, Luísa”, escreveu na legenda do post.

“Hoje em dia, enfrentamos uma questão irreversível e muito contemporânea, que é o impacto das redes sociais em nossas vidas. O uso consciente e a habilidade de interagir com as redes sociais são extremamente importantes para evitar o aumento do estresse, o que é um grande desafio. Então, o que está acontecendo na realidade? Todos nós estamos cada vez mais focados em nossas vidas virtuais. As redes sociais têm o propósito de transmitir alegria e fantasia, e é perfeitamente aceitável permitir-se sonhar e fantasiar, refletindo as demandas da sociedade contemporânea em que vivemos”, começa o profissional.

Caso de Luísa Sonza

Para pessoas famosas, como no caso de Luísa Sonza, elas estão mais sujeitas aos desgastes causados pelas redes sociais, o que representa um problema significativo. É possível que a cantora tenha experimentado uma paixão intensa, algo que podemos chamar de “paixão viral”. É importante ressaltar que sentir paixão não é errado; é um sentimento genuíno, não uma sensação. É normal desejar se entregar a um relacionamento e viver intensamente essa experiência.

No entanto, o que ocorre quando esse sentimento está equivocado ou quando o relacionamento chega ao fim? Muitos de nós podemos enfrentar uma grande tristeza, mesmo que não seja uma depressão propriamente dita. Podemos manifestar sintomas da depressão sem, necessariamente, estar sofrendo de uma depressão clínica.

Pessoas famosas X anônimas

Foi esse o caso de Luísa Sonza. Sua saída das redes sociais parece estar relacionada à manifestação dos sintomas emocionais devido à exposição pública de sua vida. Ela pode estar culpando as redes sociais por essa exposição, o que se torna um grande problema.

Para pessoas públicas, a exposição é maior, mas se elas não souberem como administrar isso em suas vidas pessoais, terão problemas. Muitas outras figuras públicas enfrentarão situações semelhantes, esse é um fato.

Portanto, é crucial saber gerenciar sua presença nas redes sociais ou limitá-la apenas a aspectos profissionais de seu trabalho. Tudo se resume a preferências pessoais, desejos e autoconhecimento. Isso é fundamental.

Luísa Sonza fez bem em sair por um tempo das redes sociais?

A saída de Luísa Sonza das redes sociais é, psicologicamente falando, uma resposta à funcionalidade negativa que as redes sociais podem ter. Elas podem ser tanto positivas quanto negativas.

Não há dúvida de que a decisão dela de abandonar as redes sociais é uma resposta a essa funcionalidade negativa. Pode ser que ela retorne em algum momento, daqui a um ano, um mês ou uma semana; ninguém sabe. O que importa é a ação em si.

A interpretação psicológica da decisão dela parece ser uma forma de aliviar suas emoções, como se ela estivesse dizendo: “Redes sociais, você me prejudicou, agora não quero mais você”. Essa é, em essência, a natureza dessa ação.

Detox digital

Realizar um detox digital periódico pode trazer diversos benefícios para a saúde mental, comportamento e relacionamentos. Alguns desses benefícios incluem:

 
  • Redução da ansiedade causada pela hiperconectividade: O afastamento temporário das redes sociais e da constante disponibilidade digital pode aliviar a ansiedade associada a essas atividades;
  • Melhora no foco e na concentração: A redução das distrações digitais pode aumentar sua capacidade de se concentrar em tarefas importantes;
  • Melhora dos padrões de sono: Diminuir a exposição às telas antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono;
  • Aumento da produtividade e organização: Menos tempo gasto em redes sociais pode resultar em uma melhor gestão do tempo e das atividades diárias;
  • Redução de sintomas de estresse: se desligar das redes sociais pode ajudar a diminuir irritabilidade, dispersão, fadiga e outros sintomas relacionados ao estresse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet