Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
06:23:23
informe o texto

Notícias / Política

26/09/2023 às 18:02

LANÇAMENTO DE OBRA

Com discurso de pacificação, Fávaro fala em união e garante diálogo para resolver impasses sobre obras

O ministro destacou as ações do governo para a agropecuária e diz que preocupação é com o país e não com eleição

Da Redação - Alline Marques / De Porto Alegre do Norte - Paulo Henrique Fanaia

Com discurso de pacificação, Fávaro fala em união e garante diálogo para resolver impasses sobre obras

Foto: Helder Douglas / Leiagora

Em um evento marcante para a história da região do Araguaia, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fez um discurso em que pregou a união, destacou que a eleição já passou e que é preciso aproveitar o atual governo, que é marcado pelo diálogo. O discurso de pacificação adotado por Fávaro busca amenizar a resistência que o presidente Lula enfrenta em Mato Grosso, onde a onda bolsonarista é muito forte e o petista tem grande rejeição. 

Fávaro destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não olha para quem votou ou não nele, e apenas se preocupa em fazer o Brasil crescer, lembrando que a obra da BR-158, lançada nesta terça-feira (26), em Porto Alegre do Norte (1.032 km de Cuiabá), é fruto justamente do diálogo. 

“As pessoas precisam compreender o momento histórico. Para nós do governo Lula, a eleição acabou e nós respeitamos democraticamente a escolha de cada um, mas agora é hora de trabalhar, ter dedicação, união e reconstrução, este é o lema do nosso governo. E é esta união de todos que traz o benefício para a população”, afirmou em discurso durante a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da BR-158.

Fávaro destacou ainda que Mato Grosso é, eminentemente, voltado para a agropecuária brasileira e comentou sobre o momento de preços e commodities baixos, que tem prejudicado e causado insegurança aos produtores. Porém, fez questão de lembrar que Lula atendeu aos anseios com a criação do novo plano safra, que prevê ainda linhas de crédito para retomar a construção de armazéns. 

“Ele (Lula) não olhou se produtor rural votava ou não votava nele, era para trabalhar para todos, e este é o espírito: para todos. Temos recursos do banco para financiar a safra, mas mais que isso, temos diálogo com a população. A vida é feita de escolhas, o Brasil escolheu o presidente Lula, e nós temos que aproveitar este momento que ele é um homem do diálogo, que permitiu que toda sociedade mato-grossense se manifestasse, em especial do Araguaia, e fizesse as escolhas das nossas prioridades para que se tornasse uma infraestrutura competitiva”, comentou Fávaro, lembrando da inserção da obra da BR-158 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

O ministro pontuou que foram ouvidos vereadores, prefeitos, deputados, o governo do Estado, a bancada federal, e entidades de classe. Além do esforço dos grupos no estado, houve também uma mobilização no governo Federal para garantir que a licença ambiental da BR-158 fosse liberada e assim pudesse atender à classe. Em nove meses, o Ibama liberou a licença e a ordem de serviço foi dada, e Fávaro garante que não haverá paralisação. 

E assim, Fávaro garante ainda que será proposto um novo pacto pela obra da BR-242, também muito aguardada pela região do Araguaia. O entrave está no fato de a rodovia passar dentro da terra indígena Marãiwatsédé. No entanto, o ministro aposta no diálogo entre os órgão envolvidos, tais como Funai, Ibama e o Ministério dos Transporte para achar uma solução e garantir que a obra saia dos sonhos e se torne real. 

“Estou feliz por representar Mato Grosso e trabalhar para um Brasil mais unido, com menos intolerância, mais amor, onde as pessoas que pensam diferente possam dialogar sem entrar em conflito, sem discussão, para que sejamos um país do diálogo, país da prosperidade e o que vale são as pessoas”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet