Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
12:25:52
informe o texto

Notícias / Judiciário

18/10/2023 às 13:13

OPERAÇÃO CAPISTRUM

Primeira-dama e mais três se tornam réus por corrupção na saúde de Cuiabá

A ação é reflexo da Operação Capistrum, deflagrada em 2021 pela Delegacia de Combate a Corrupção (Deccor), que culminou no afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB)

Kamila Arruda

Primeira-dama e mais três se tornam réus por corrupção na saúde de Cuiabá

Foto: Ednilson Aguiar / Assessoria

A primeira-dama de Cuiabá Marcia Pinheiro (PV) virou ré por suposto uso político da máquina na Secretaria de Saúde do município. O juiz Jean Garcia, da Sétima Vara Criminal, acatou a denúncia contra ela e mais três pessoas.

A informação consta no Diário Oficial de Justiça nesta quarta-feira (18). A ação é reflexo da Operação Capistrum, deflagrada em 2021 pela Delegacia de Combate a Corrupção (Deccor), que culminou no afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

A investigação trouxe à tona irregularidades na contratação de servidores temporários, e fraudes no pagamento do chamado “prêmio saúde”.

Além de Marcia, ainda estão no polo passivo o então chefe de gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Antonio Monreal Neto, a ex-secretária-adjunta de Governo, Ivone de Souza e o ex-coordenador Gestão de Pessoas, Ricardo Aparecido Ribeiro.

Em sua decisão, o magistrado afirma que a denúncia formulada pelo Ministério Público deixa clara a participação do prefeito, da primeira-dama e dos demais réus no esquema desbaratado por meio da operação.

 “[...] Consistente na realização reiterada de contratações temporárias na Secretaria Municipal de Saúde, muitas delas de pessoas sem qualificação profissional para o cargo que iriam exercer e em volume incompatível com a necessidade daquela pasta, cujas contratações teriam sido realizadas, em tese, por interesses escusos do Prefeito de Cuiabá para conseguir apoio político, bem como no pagamento irregular do chamado ‘Prémio Saúde’”, argumentou.

Pinheiro nõa foi denunciado junto com os demais devido ao foro especial por prerrogativa de função. Diante disso, a investigação em relação a ele tramita no Tribunal de Justiça. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet