Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:38:24
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/10/2023 às 18:14

DECISÃO

Justiça autoriza redução de jornada de servidor do Estado que cuida da filha autista

Além de poder acompanhar o tratamento da filha, o servidor não terá prejuízos de salário

Leiagora

Justiça autoriza redução de jornada de servidor do Estado que cuida da filha autista

Foto: TJMT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu a um servidor do Estado a redução em 50% na sua carga horária de trabalho. Com a decisão, o servidor vai poder acompanhar o tratamento da filha, diagnosticada com TEA, o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, ele também não vai ter prejuízo de salário.

O TJMT negou o recurso do governo estadual que pedia para a Justiça não autorizar a redução da jornada.

A relatora do caso, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, baseou a decisão na tese do Supremo Tribunal Federal, que reconhece o direito à redução da jornada para servidores públicos que tenham filhos ou dependentes com deficiência.

O Supremo Tribunal fixou a possibilidade de redução da carga horária de servidor público que tenha filho ou dependente portador de deficiência quando não existir previsão legal para esse benefício. A normativa se aplica aos servidores públicos estaduais e municipais.

 
Com informações do TJMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet