Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
11:32:44
informe o texto

Notícias / Política

30/10/2023 às 10:45

APURANDO DENÚNCIAS

Vídeos | Vereadores fiscalizam unidades de Educação e encontram equipamentos novos abandonados em galpão

A expectativa é de que sejam visitadas cerca de 10 escolas municipais. A medida busca identificar se de fato há uma entrega satisfatório aos alunos, professores e a comunidade

Kamila Arruda

<Font color=Orange> Vídeos </font color> | Vereadores fiscalizam unidades de Educação e encontram equipamentos novos abandonados em galpão

Foto: Assessoria

Os vereadores por Cuiabá, tanto de oposição, quanto da situação, realizam uma uma peregrinação nas unidades de ensino da Capital, na manhã desta segunda-feira (30). Após inúmeras reclamações e a falta de acesso à secretária de Educação, Edilene Machado, os parlamentares optaram por conferir de perto a situação das escolas municipais.
 
A expectativa é de que sejam visitadas cerca de 10 escolas municipais. A medida busca identificar se de fato há uma entrega satisfatória do serviço aos alunos, professores e a comunidade.
 
A primeira parada foi no galpão anexo ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (Cdmic), espaço utilizado como depósito da Secretara de Educação.
 
Leia também - Vereadores devem aprovar projeto de 'Van da fiscalização' em escolas municipais, explica Cireia


“Diante de tantas denúncias que houveram estabelecemos este trabalho. Comunicamos ontem à noite no grupo de vereadores, estabelecendo horário e saímos de surpresa. Estivemos no Distrito Industrial, no depósito da Eeducação. Não sei se chamamos aquilo lá de deposito ou de lixão”, disse o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Chico 2000 (PL), que é da base do prefeito
 
Segundo ele, há diversos equipamentos novos no local se deteriorando por falta de uso, em quanto há unidades que não tem estrutura. “[...] em razão da quantidade de móveis e utensílios jogados ao tempo, onde se observa a estrutura de carteiras novas, porém com a madeira estragada em razão do tempo, cadeiras inclusive com etiqueta da empresa que vende. São situações assim que a secretária de Educação vai ter que dar explicações”, disse o parlamentar.
 
A primeira escola visitada pelos parlamentares foi a Tereza de Benguela, localizada no bairro Jardim Comodoro. “Essa unidade não tem parquinho, e tem parquinho jogado lá no depósito ao relento. Então, são situações que nós não entendemos e a secretária terá que dar explicações para a Câmara de Cuiabá”, garantiu.

Além das críticas da própria base, o vereador Dilemário Alencar (Podemos) também enviou vídeos da vistoria com os problemos, como a falta de ar condicionado em uma algumas salas de uma escola no bairro Osmar Cabral. "Já recebemos várias denúncias de pais, das próprias crianças que mandam cartinha. (...) É um descaso com o dinheiro da Educação, gasta milhões com manutenção de ar condicionado a Secretaria de Educação", declarou o parlamentar durante a vistoria. 

Outra reclamação é com relação à obra da quadra da escola no Osmar Cabral, que está paralisada, com entulhos. 
  
Além do presidente, a ação conta com participação da vereadora Maysa Leão e Eduardo Magalhães (Republicanos), Demilson Nogueira e Luís Cláudio (PP), Sargento Vidal e Rogério Varanda (MDB), Sargento Joelson (PSB), Felipe Corrêa (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos)  e Didimo Vovô (PSB).
 
Os parlamentares ainda pretendem visitar outras unidades de ensino, tais como escola Dom Bosco do Praeirinho, no bairro Praeirinho; Constança Palma Bem Bem no Jardim Fortaleza; Creche Sebastião Tolomeu no bairro Santa Izabel; e Cel. Octayde Jorge da Silva nO bairro Tancredo Neves.




 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet