Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:08:22
informe o texto

Notícias / Judiciário

06/11/2023 às 07:30

APROVADOS E EMPOSSADOS

Novos 10 defensores públicos são empossados em Mato Grosso; em bate-papo eles revelam truque de sorte

Além de muito estudo e dedicação, às vezes uma pitada de sorte é acrescentada na mistura que realiza sonhos

Luíza Vieira

Novos 10 defensores públicos são empossados em Mato Grosso; em bate-papo eles revelam truque de sorte

Foto: Reprodução Defensoria Pública

Uma oportunidade que é resultado de muito estudo, dedicação e até uma pitada de sorte. O Leiagora esteve na cerimônia de posse dos 10 novos defensores públicos de Mato Grosso, realizada na terça-feira (31) no teatro Zulmira Canavarros, e descobriu um 'truque' comum que tem dado certo entre os concurseiros: escrever o nome de um amigo ou familiar que também almeja ser aprovado em algum concurso na beca da cerimônia de posse.

A carioca recém empossada Renata Ferreira da Silva conta que escreveu em sua veste o nome de muitos amigos e amigas, mas em especial aguarda que o nome do noivo, que também foi aprovado no concurso aqui em Mato Grosso, esteja na lista dos próximos empossados.

 

Renata Ferreira mostra os nomes de amigos e familiares que escreveu em sua beca de posse.

Foto: Luíza Vieira

“Antigamente as pessoas colocavam o nome no vestido de noiva para incentivar o casamento. Hoje em dia, novos tempos, empoderamento feminino, o meu nome foi escrito na beca de uma amiga minha, hoje estou aqui na minha segunda posse e a gente coloca o nome na beca justamente para poder dar essa sorte e nossos amigos conseguirem também ser empossados porque já lutam há muito tempo. A Defensoria tem bastante peculiaridade com a falta de orçamento. É difícil, às vezes a pessoa passa e demora muito para ser chamada. Então a gente coloca justamente por sorte, tal qual acontecia com o casamento, mas agora na profissão e a gente espera que dê tudo certo”, conta em entrevista ao Leiagora.

O mesmo foi feito pela Gabriela Beck dos Santos, gaúcha que escreveu em sua beca o nome de amigos, familiares e torce para que a irmã vá bem no vestibular este ano. Ela, que já foi moradora de Campo Novo do Parecis entre 2018 e 2022, afirma que a oportunidade de atuar em Mato Grosso é muito bem-vinda e que a partir de agora se aposentou da fase de concursos.

“Não penso em outro concurso. Pretendo, sim, ficar aqui no estado de Mato

Gabriela Beck mostra os nomes de amigos e familiares que escreveu em sua beca de posse

Foto: Luíza Vieira

Grosso. Me considero um pouco de casa porque já morei aqui por alguns anos, então eu queria realmente retornar para cá e tô muito feliz por ter essa oportunidade de ter sido acolhida aqui em Mato Grosso e poder ficar aqui na Defensoria”, contou.

Ao todo, dentre os 10 empossados, oito são mulheres. Diante da maior representatividade feminina, em especial em cargos do Judiciário, popularmente conhecidos como majoritariamente dominado por homens, Renata comemora a conquista. 
 
“Realmente, nessa posse são só dois homens e o restante são todas mulheres. A gente fica muito feliz por saber de toda uma luta contra a opressão, contra o machismo estrutural e a gente mostra com isso que a nossa luta tem nome e no meu lugar de fala como mulher tenho a expectativa de que isso só aumente. Que a gente consiga ocupar mais espaços de poder para fazer representar o empoderamento feminino". 

O baiano Alisson da Silva não pretende prestar outros concursos e afirma que irá matar a saudade de sua cidade natal como der, seja em feriados prolongados, ou nos finais de semana mesmo. Ele considera  muito importante a representatividade em carreiras da magistratura. 

“Acho que a representatividade, principalmente nesses espaços de poder em concurso de carreira que são esses de magistratura do Ministério Público, da Defensoria Pública, ela é muito relevante porque são esses cargos que tomam

Alisson da Silva em cerimônia de posse. 

Foto: Luíza Vieira

as decisões. Então, as camadas mais vulneráveis da população que muitas vezes não têm voz, que acabam não chegando, e só pessoas que saem desses lugares podem trazer essa representatividade. Eu acho que isso é muito importante e especial, principalmente na Defensoria Pública que é uma instituição que tende a ser mais plural até do que as outras do sistema de justiça”, destacou. 

A defensora pública-geral e presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), Luziane Castro, conta as dificuldades que encontrou até a abertura de novas vagas na defensoria. Segundo ela, com as novas posses o objetivo agora é atingir todas as comarcas do estado.

“A luta para chegarmos até aqui não foi fácil. Foram muitas conversas, muitas reuniões, muitos choros - no sentido de apresentação das necessidades da Defensoria -, algumas noites de sono perdidas. Estamos avançando e nosso objetivo é atingir todas as comarcas de Mato Grosso com um atendimento ágil, eficiente e de qualidade", frisou.

Com os novos empossados, a Defensoria Pública expande seu atendimento e alcança 81% das 79 comarcas do Estado, o que significa a oferta de acesso à Justiça para cerca de 3 milhões de habitantes. 

Em dezembro, outros 12 defensores públicos serão nomeados e empossados. Eles deverão desempenhar suas funções nas comarcas onde a Defensoria Pública ainda não está instalada: Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Jauru, Marcelândia, Matupá, Nova Monte Verde, Pedra Preta, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Querência, Rio Branco e Vila Rica.

A desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça, Clarice Claudino dos Silva, afirmou que foi uma alegria participar da solenidade de posse, por ser algo que vai atender a necessidade de pessoas que carecem da assistência da Defensoria Pública.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet