Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:13:23
informe o texto

Notícias / Política

09/11/2023 às 19:00

JUDICIALIZAÇÃO DO LEGISLATIVO

Barranco alerta para inconstitucionalidades de matérias do Executivo e diz que CCJ pode 'passar vergonha no STF'

O parlamentar repercutiu a decisão do STF que suspende o redimensionamento das escolas e projeta novas decisões negativas de matérias aprovadas na AL

Alline Marques

Barranco alerta para inconstitucionalidades de matérias do Executivo e diz que CCJ pode 'passar vergonha no STF'

Foto: Helder Faria / ALMT

Ao comentar sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que considerou inconstitucional o chamado redimensionamento das escolas, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) aproveitou para chamar a atenção da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa para as derrotas no Judiciário de projetos que passam com pareceres favoráveis e acabam sendo derrubados na justiça. 

“Quero chamar a atenção da nossa CCJ, como tem projetos nossos considerados  inconstitucionais e quando é de interesse do governo dá o parecer constitucional? E depois a gente passa vergonha no STF”, comentou durante a sessão dessa quarta-feira (8), no Legislativo estadual. 

O parlamentar trouxe outras matérias que possivelmente serão judicializadas e ele já prevê que podem ser derrubadas na Justiça, citando o PLC da Mineração, que permite o remanejamento da área de reserva legal para permitir a exploração mineral, além da Lei do Transporte Zero, que já está em análise no STF. 

Barranco também acredita que a matéria que trata da criação de escolas cívico-militares possa ser anulada na justiça. Isto, porque, segundo ele, não há previsão legal para criação deste modelo de escolas nem na Constituição Federal e nem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “Que possamos observar isso também e a Constituição volte a ser respeitada porque cobraremos os gastos que o governador causou no estado em razão desses arroubos”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet