Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:55:52
informe o texto

Notícias / Política

13/11/2023 às 10:10

'COLAPSO'

Gilberto Figueiredo é convocado para explicar paralisação de atendimento em hospitais

Secretário já deveria ter comparecido à ALMT na semana passada, mas pediu para remarcar agenda

Jardel P. Arruda

O secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, está convocado a prestar esclarecimentos sobre a suspensão de atendimento aos pacientes nos hospitais regionais de Mato Grosso e no Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, decorrentes da falta de pagamento a prestadores de serviço. Ele deverá comparecer às 14h desta segunda-feira (13), no Colégio e Líderes.

Para o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), autor da convocação e presidente da Comissão de Saúde da ALMT, a falta de atendimento tem acontecido por algo além de problemas de administração: colapso do atual sistema de administrar a saúde pública em Mato Grosso.

Leia mais: Após atuação do CRM, Secretaria de Saúde se compromete a regularizar pagamentos aos médicos

“Não é uma questão de litígio administrativo, como a Secretaria de Saúde afirma. É um colapso na Saúde de Mato Grosso. Apenas a urgência e emergência estão funcionando no Hospital Regional de Colíder, que suspendeu os atendimentos eletivos há dois meses. Em Sorriso, várias especialidades estão suspensas. Houve paralisação dos anestesistas na Santa Casa de Cuiabá”, citou Lúdio.

De acordo com o parlamentar, que é médico sanitarista da saúde pública em Mato Grosso,  o modelo de gestão escolhido pelo governo estadual levou à precarização dos serviços de saúde, com contratos de trabalho precários que não asseguram a permanência dos profissionais. 

“O governo firmou contratos sem licitação com empresas prestadoras de serviço e fez pagamentos indenizatórios. Isso levou os órgãos de controle a pressionarem a Secretaria de Saúde, que vem atrasando os pagamentos desde maio e deixando a população sem atendimento. Tudo isso é resultado da escolha que o governo estadual fez de terceirizar e quarteirizar a contratação dos profissionais de saúde, em vez de realizar o concurso público que é tão necessário. São mais de 20 anos sem concurso público na Saúde de Mato Grosso. O último concurso foi o que eu passei, em 2001”, afirmou Lúdio.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet