Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:41:14
informe o texto

Notícias / Judiciário

14/11/2023 às 08:29

NA EXPECTATIVA

Pan-americano de Sambo poderá ser sediado em Cuiabá em 2024

A decisão sobre o país sede que tem como concorrentes o Brasil, a Nicarágua e a Colômbia

Luíza Vieira

Pan-americano de Sambo poderá ser sediado em Cuiabá em 2024

Foto: Reprodução

O gestor técnico da Federação Brasileira de Sambo e técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Adalberto Corrêa, afirmou em entrevista ao Leiagora que há 99% de chance de Cuiabá sediar os Jogos Pan-americanos de Sambo de 2024, que deverão acontecer em setembro do ano que vem.

“Nosso objetivo agora é fazer uma equipe forte porque, possivelmente, o Pan-americano vai ser no Brasil e nós vamos fazer em Cuiabá. [Nesta terça], a Federação internacional já vai dar o resultado sobre isso. [...] A princípio, está com 99% de chance de ser em Cuiabá”, disse diretamente da Armênia, onde aconteceu desde o dia 8 de novembro o Campeonato Mundial de Sambo.

A decisão sobre o país sede que tem como concorrentes o Brasil, a Nicarágua e a Colômbia deve ser divulgada nesta terça-feira (14). O verde e amarelo seria favorito devido ao grande número de atletas premiados na modalidade no país, em específico no Estado, tanto que o mato-grossense, campeão brasileiro e vice-campeão Pan-americano na República Dominicana, Felipe Cesar Camilo de Oliveira, chegou a concorrer no Mundial realizado na semana passada na Armênia, no entanto acabou ficando em 7º lugar no campeonato.

Os jogos Pan-americanos de 2024 contarão com a participação de 33 países do globo. 

Sambo

O esporte, criado pela União Soviética, é uma arte marcial muito parecida com o Judô, como contou o técnico Adalberto é dividido em quatro práticas distintas. Atualmente a modalidade é praticada em 146 países. No Brasil, quatro estados são reconhecidos pela Federação por praticarem o esporte, enquanto outros 14 estados ainda deverão entrar para a Federação Brasileira.

“O Sambo é um esporte parecido com Judô. É praticado em quatro modalidades: o Sambo Militar usado pelas forças especiais da Rússia, o esportivo que é similar ao Judô, que vale golpes de projeção, chave de perna, chave de braço e mobilização. O Sambo Combat que é parecido com uma luta de MMA, com proteção de boca e cabeça, vale socos, chutes, projeções e quedas. E, o Sambo de praia que é praticado na areia, que o objetivo principal é derrubar o adversário. Ele é um esporte característico de golpes de projeção, foi desenvolvido na União Soviética e hoje ele está em quase 146 países”, explicou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet