Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:45:39
informe o texto

Notícias / Geral

15/11/2023 às 16:01

PANTANAL EM CHAMAS

Vídeo | Incêndios se aproximam de pousadas na região da Transpantaneira

Cerca de 200 servidores estaduais e federais combatem o fogo, além de ONGs e associações sem fins lucrativos.

Karine Arruda

<Font color=Orange> Vídeo </font color> | Incêndios se aproximam de pousadas na região da Transpantaneira

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O fogo que se alastra pelo Pantanal mato-grossense tem tomado proporções cada vez maiores. Agora, as chamas têm se aproximado de pousadas localizadas na região da Transpantaneira, em Porto Jofre, no município de Poconé (a 105 km de Cuiabá). De acordo com a Secom-MT, as chamas estão sendo combatidas por aproximadamente 200 servidores estaduais e federais, além de Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações sem fins lucrativos.

Na tarde desta quarta-feira (15), o incêndio se aproximou de pousadas na região da Transpantaneira, ponto turístico de Mato Grosso. Conforme um vídeo postado em uma rede social pela É o Bicho MT, o fogo está muito próximo da sede do Jaguar Camp e da Panthera.

O Leiagora entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) e foi informado de que cerca de 60 militares continuam o combate do incêndio na região do Parque Estadual Encontro das Águas e da Transpantaneira. 

Eles informaram ainda que além das ações por terra, o combate também conta com o apoio de 11 barcos, viaturas, caminhões-pipa, três aviões da Defesa Civil do Estado, helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O incêndio está sendo monitorado pela Sala de Situação Central, localizada em Cuiabá, que acompanha as chamas remotamente com satélites ligados 24h por dia para orientar as equipes em campo.

Oito frentes de combate

No total, são oito frentes de combate aos incêndios no Pantanal. As frentes se dividem no Parque Estadual Encontro das Águas, bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.

Emergência ambiental

Na terça-feira (14), o Governo de Mato Grosso decretou emergência ambiental em decorrência dos incêndios florestais no Estado. O decreto n° 584 foi publicado no Diário Oficial e tem vigência de 60 dias.

O documento é um reforço ao Decreto nº 579/2023, que determinou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no Estado até 30 de novembro, para atender à exigência do Governo Federal no pedido de apoio para combate aos incêndios.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por É o Bicho MT (@eobichomt)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet