Cuiabá, segunda-feira, 03/06/2024
10:32:18
informe o texto

Notícias / Geral

16/11/2023 às 17:30

POCONÉ E BARÃO

Brigada Sesc Pantanal atua de forma integrada para evitar propagação de incêndios no bioma

Foram 12 combates a incêndios florestais em diferentes regiões desde agosto

Leiagora

Brigada Sesc Pantanal atua de forma integrada para evitar propagação de incêndios no bioma

Foto: Assessoria

O monitoramento diário, atuação integrada e a resposta rápida da Brigada Sesc Pantanal já permitiram extinguir focos de incêndio em diferentes regiões de Poconé e Barão de Melgaço nesta temporada de seca no bioma.

A Brigada utiliza dados obtidos pelo programa Fire Information for Resource Management System (FIRMS) da NASA, o BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Sistema de Imageamento da startup Umgrauemeio para identificar focos e acionar equipes aéreas e no campo. 

Em Poconé, os trabalhos de combate foram realizados no Porto da Manga, Piraim e Transpantaneira, em parceria com o Sindicato Rural e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Em Barão de Melgaço, o combate aconteceu no Distrito de São Pedro de Joselândia, Comunidades Retiro e Carandazinho, Fazenda São Francisco e Porto Biguazal, juntamente com a Brigada Comunitária de São Pedro de Joselândia e a equipe da Fazenda São Francisco. Os combates com apoio da Brigada Sesc Pantanal começaram no dia 18 de agosto, na região do Piraim e, neste momento, estão concentrados na Comunidade Pimenteira (Barão de Melgaço). 

Para esse trabalho, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, realiza trabalhos preventivos, como manutenção de estradas e limpeza de aceiros, estratégicos em ações de combate.

Entre os equipamentos, a Brigada conta com bomba costal, soprador, motobomba, motosserra, quadriciclos, caminhonetes, caminhões-pipa, pipinha, pá carregadeira, trator com roçadeira e grade, barcos e um avião, usados para monitorar e combater as três áreas de conservação da instituição, totalizando 118 mil hectares no Pantanal e Cerrado. 

A temperatura mais alta registrada na região, nesses 90 dias, foi de 43,3°C, no dia 19 de outubro, a umidade relativa do ar mais baixa atingiu 13%, em 13 de setembro, e a velocidade máxima dos ventos foi de 23,6 m/s, de acordo com os dados da estação automática em Cuiabá, pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A última chuva registrada no período foi em 31 de outubro. 

Essa combinação de fatores é propícia para que pequenos focos se transformem em grandes incêndios, por isso o monitoramento constante é fundamental, tanto no início do incêndio, para rápida resposta, quanto depois do combate, para que não haja risco de o fogo reacender nos troncos de árvore queimados, explica a gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália.  

“As atividades realizadas durante todo o ano pela equipe da RPPN Sesc Pantanal com mais de 20 anos de experiência contribuem muito para evitar que o fogo se alastre. A união de esforços de todos que fazem parte deste território é primordial para mantermos a segurança e saúde das pessoas e também da fauna e da flora do Pantanal", destaca Cuiabália. 

Prevenção ampliada 

Em 2020, mais de 4 milhões de hectares foram afetados pelo pior incêndio já registrado no bioma. A RPPN Sesc Pantanal, a maior do Brasil com 108 mil hectares, foi atingida por focos externos simultâneos, que avançaram em diferentes graus de intensidade.

A área é de grande importância por diversos aspectos, incluindo a presença de mais de 20 espécies ameaçadas de extinção. Além de ser a maior Reserva Natural Privada do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal é também uma área Núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal, parte da terceira maior Reserva da Biosfera do planeta e é um Sítio Ramsar. 

Entre os benefícios que a RPPN proporciona à humanidade estão a purificação da água, controle de inundações, reposição das águas subterrâneas, controle de sedimentos e nutrientes do solo, reservas de biodiversidade, bem como mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“Há uma infinidade de vida no Pantanal e os esforços são fundamentais para que nada parecido com o que ocorreu em 2020 se repita. Após três anos, ainda há marcas dos incêndios, ou seja, o bioma está em processo de recuperação. Por isso, o trabalho da Brigada, existente há mais de 20 anos foi aprimorado, ampliado e gerou bons resultados até o momento”, conclui Cuiabália. 

Plano de Manejo Integrado do Fogo 

A prevenção de incêndios tem sido ampliada com diferentes estratégias de atuação, sendo a principal delas o Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF). Iniciativa inédita no Pantanal norte, o documento que está em fase de aprovação pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reforça a integração de todas as atividades relacionadas à prevenção e combate aos incêndios florestais na Reserva e entorno, tendo a construção colaborativa como a abordagem principal no planejamento e a queima prescrita como uma das ferramentas de conservação e manejo. 

O PMIF associa aspectos essenciais do fogo: ecologia, cultura e manejo. O uso do fogo como aliado a incêndios florestais utilizando métodos de queimas prescritas já é utilizado em todos os outros biomas existentes no Brasil e em unidades de conservação dos Estados Unidos, África e Austrália e simula uma queima de origem natural, em período previamente analisado, em áreas selecionadas, adaptadas ao fogo, com o objetivo de reduzir parte da vegetação para melhorar as condições de controle dos incêndios na estação seca. 

Sesc Pantanal 

O Sesc Pantanal, criado há 26 anos, atua na conservação da biodiversidade, pesquisa científica, desenvolvimento comunitário, educação ambiental e turismo de natureza nos biomas Pantanal e Cerrado. 

Em Poconé, o principal destino turístico do Pantanal, encontram-se o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras, o Sesc Poconé e o Complexo Escolar Sesc Pantanal. Em Barão de Melgaço, no Pantanal, situa-se a RPPN Sesc Pantanal, com 108 mil hectares. No Cerrado, encontra-se o Parque Sesc Serra Azul, e em Várzea Grande, o Ponto de Encontro complementa as unidades que atuam de forma integrada.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet