Cuiabá, domingo, 28/04/2024
17:41:22
informe o texto

Notícias / Política

21/11/2023 às 10:15

DISPUTA ANTECIPADA

Max não abre mão de disputa pela Presidência da AL, mas não pretende antecipar 'campanha'

O primeiro-secretário da ALMT poderá encarar uma disputa com Janaina Riva e Júlio Campos e deixa claro que pretende retornar ao comando do Legislativo

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Max não abre mão de disputa pela Presidência da AL, mas não pretende antecipar 'campanha'

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), está convicto de que entrará na disputa pela Presidência do Parlamento no próximo ano. Independente dos possíveis adversários, como a deputada Janaina Riva (MDB) e o deputado Júlio Campos (União), o socialista garante que não abre mão de disputar o cargo. 

“Meu nome eu vou colocar, os outros eu não sei. Não vi eles falando disso, mas toda candidatura é válida, todos têm que buscar seu espaço, colocar suas propostas, já tive essa oportunidade por um ano e pretendo voltar a ser presidente”, afirmou na manhã desta terça-feira (21), durante solenidade de posse do conselheiro Sérgio Ricardo como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  

Apesar do posicionamento firme, Max destaca que Janaina é muito preparada e tem todas as condições para assumir, apesar de a própria parlamentar admitir certa dificuldade para ocupar a cadeira da Presidência diante da dobradinha Max-Botelho. “Humildade da parte dela”, declarou o primeiro-secretário. 

Eduardo Botelho (União) está como presidente da Assembleia Legislativa desde 2016 e ao longo desses anos fez uma dobradinha com Max Russi, tendo ficado fora do comando da ALMT apenas por um ano, período em que o socialista assumiu a Presidência, por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Agora Botelho deve disputar a prefeitura de Cuiabá e, caso perca a eleição municipal, nos bastidores, a informação é de que ele estaria fora da composição da Mesa Diretora, mas ainda é prematuro dar isto como certo, diante da boa articulação do parlamentar com os demais deputados. 

Enquanto isso, Max prefere se manter mais cauteloso e destaca que a atuação como primeiro-secretário o privilegia, já que por ocupar uma função estratégica na Casa acaba facilitando o atendimento aos deputados e isso “fortalece a pretensão”, porém, adianta que prefere terminar o ano “sem euforia da Mesa Diretora” e deve esperar para abrir esse diálogo no próximo ano, quando de fato será a eleição
 para Mesa Diretora. E reforça: “qualquer um dos 24 deputados têm condições de pleitear o cargo, mas ainda tem um debate longo pela frente”. 

Até o momento, além de Janaina, que já recuou outras vezes da disputa pela Presidência, Júlio Campos tem demonstrado que não está para brincadeira quando o assunto é Mesa Diretora. Ele até já usou o fato da idade, 76 anos, para dizer que tem direto à 'fila preferencial' na disputa interna, rebatendo a deputada estadual que mandou o colega 'entrar na fila'. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet