Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:40:50
informe o texto

Notícias / Política

28/11/2023 às 07:30

PÉ FORA DO PARTIDO

Dilmar pode entregar carta de desfiliação do União Brasil até quarta

Parlamentar coloca cargo de liderança à disposição, mas foco do documento é mudança partidária

Jardel P. Arruda

Dilmar pode entregar carta de desfiliação do União Brasil até quarta

Foto: JL Siqueira / ALMT

Apesar do alvoroço sobre uma eventual saída do deputado Dilmar Dal Bosco (União) da liderança do governo na Assembleia Legislativa, o real conteúdo da carta que o parlamentar tem para entregar ao governador Mauro Mendes (União) é a saída do União Brasil.

A carta está pronta e Dilmar pode entregar o documento para Mauro, que é presidente estadual do União Brasil, na quarta-feira (29), dia no qual ele deve ir ao Palácio Paiaguás para discutir as estratégias em relação aos mais de 60 vetos do governador que serão votados na Assembleia Legislativa.

Leia também - Sem conversa

No texto do documento, o parlamentar avisa que deixa a sigla para se filiar ao PRD, partido que surgiu da fusão do PTB com o Patriota, para assumir como presidente estadual. Nesse contexto, ele deixa à disposição o cargo de líder do governo na ALMT e também os cargos no governo.

Contudo, apesar de estar decidido a deixar o União Brasil justamente pelo desgaste na relação com o grupo do governador Mauro Mendes, Dilmar vai se manter na base do governo. Ele firmará compromisso de apoiar candidatos do União Brasil em municípios no qual o PRD não tiver candidato e continuar como base na Assembleia Legislativa.

Além disso, ele não levaria nenhum prefeito do União Brasil para o PRD, mesmo aqueles com grande proximidade. O objetivo é manter uma relação amistosa.

Desgaste na relação

A liderança do governo faz com que o deputado Dilmar Dal Bosco, o governador Mauro Mendes e a Casa Civil tenham uma relação de trabalho intensa há 5 anos. A força do governador para aprovar projetos na Assembleia Legislativa e impedir a derrubada de vetos é fruto desse relacionamento.

Ao líder do governo cabe o desafio de lidar com a pressão pública e dos outros deputados no Parlamento em votações polêmicas. Com o decorrer do tempo, o desgaste dessa pressão teria pesado porque Dilmar não estaria sendo valorizado pelo Palácio Paiaguás, segundo fontes próximas do parlamentar.

Apesar de ainda existir chance do deputado continuar no União Brasil, atualmente ele está com um pé para fora da sigla.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet