Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:54:00
informe o texto

Notícias / Geral

02/12/2023 às 17:16

POLINIZADORAS

Indea investiga causa de mortandade de abelhas em Sinop

Servidores coletaram amostras de oito caixas de colmeia e insetos mortos

Leiagora

Indea investiga causa de mortandade de abelhas em Sinop

Foto: Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária Estadual de Mato Grosso (Indea-MT) abriu investigação nessa sexta-feira (1) para identificar a causa da morte de milhares de abelhas na cidade de Sinop (503 km de Cuiabá).

Nesta manhã, dois servidores da autarquia no município foram até uma propriedade rural onde foram registradas as mortes das polinizadoras, para coletar amostras das oito caixas de colmeia, insetos mortos e observaram o comportamento das abelhas doentes.

De acordo com a médica veterinária e uma das responsáveis pelo ‘Programa de Sanidade Apícola do Indea’, Érika Gleice Menezes Nascimento, a investigação no local procurou esclarecer se os animais polinizadores apresentam algum indício de danos provocados por intoxicação, possível infecção por bactérias, fungos ou vírus. 

O material coletado será enviado ao Instituto Biológico, que é um centro de pesquisa do governo de São Paulo, referência nacional na área de pesquisa agrícola. O resultado deve sair em até um mês, segundo estimativa.

Neste sábado (2) a equipe irá se deslocar até a cidade de Guarantã do Norte, onde novo caso de mortandade de abelhas foi registrado junto ao Indea.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet