Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:53:28
informe o texto

Notícias / Política

07/01/2024 às 15:01

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

​Mauro Mendes fortalece instrumentos para ser independente de deputados em Brasília

Aliança no Senado e contato direito com o governo federal são a aposta do gestor

Jardel P. Arruda

​Mauro Mendes fortalece instrumentos para ser independente de deputados em Brasília

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O governador Mauro Mendes (União) levou para o trato com a bancada federal de Mato Grosso a política de ser fechado em um núcleo duro para a maioria das ações e manter neutralidade positiva com a maioria e isolar os inimigos. Para conseguir chegar ao governo Federal, ele tem apostado em duas diferentes frentes: O contato direto, com direito a fortalecimento do Escritório de Representação em Brasília, e nos aliados no Senado.

Para melhorar o contato direito com o governo Federal, Mendes deu ao Escritório de Representação em Brasília o nível de secretaria e nomeou um ex-deputado federal conhecido por ter bom trânsito com variados segmentos, dr. Leonardo Albuquerque (Republicanos). Com isso, o governador ganhou poder de acesso a ministérios sem depender dos deputados federais. 

Contudo, para abrir as portas diretas de ministros, Mauro Mendes conta com a ajuda do  senador Jayme Campos (União), que já teve a experiência de lidar diretamente com uma gestão Lula (PT) no passado, da senadora Margareth Buzzetti (PSD), que se mostra uma fiel aliada ao governo do Estado, e, durante 3 meses, com Mauro Carvalho (União), que exerceu cargo de senador na vaga de Wellington Fagundes.

Bancada na Câmara

Com maior contato direito com governo federal e apoio dos senadores para alguns diálogos pontuais, Mauro Mendes deixou o contato com a bancada de Mato Grosso na Câmara para tratar de emendas parlamentares a serem investidas no estado e votações em pautas importantes, como marco temporal e reforma tributária.

O deputado federal Fábio Garcia (União) foi o principal interlocutor do governo de Mato Grosso na Câmara dos Deputados durante a discussão da primeira votação da Reforma Tributária. 

Ele deixou o Congresso para assumir a Secretaria da Casa Civil e no seu lugar assumiu Gisela Simona (União), que ao lado do coronel Assis (União) é a dupla de confiança de Mauro Mendes para votações na Câmara. 

Juarez Costa (MDB), Abilio Brunini (PL), José Medeiros (PL), Amália Barros (PL) e coronel Fernanda (PL) completam o quadro de aliados pontuais. Todos são tratados com cortesia e discutem investimentos de emendas parlamentares em Mato Grosso, mas não são parte do da articulação política do governo de Mato Grosso em Brasília.

E ainda resta a situação de Emanuel Pinheiro Neto (MDB), que é mantido isolado pelo governo como adversário político. Apesar do bom relacionamento do deputado com o governo federal, ele e o governador Mauro Mendes nunca participaram de nenhuma reunião em conjunto em Brasília.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet