Cuiabá, domingo, 28/04/2024
02:26:30
informe o texto

Notícias / Política

06/12/2023 às 13:30

DEPUTADOS CONTRA

Proposta de aumento do ICMS não passaria na Assembleia

A estratégia adotada por diversos estados brasileiros para minimizar os possíveis impactos da reforma tributária não é considerada viável pelos parlamentares

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Proposta de aumento do ICMS não passaria na Assembleia

Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social

Antes mesmo de o governador Mauro Mendes (União) voltar atrás na questão do aumento de 2% da alíquota do ICMS em Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União), já adiantou que a proposta não passaria pelo crivo dos parlamentares.

A estratégia vem sendo adotada por diversos estados brasileiros para minimizar os possíveis impactos da reforma tributária, porém, não é considerada viável pelos deputados. Para Botelho, Mato Grosso já reviu toda a questão tributária no ano de 2019, não havendo mais espaço para aumento.

“Em 2019 foi feito todos os ajustes, eu não vejo espaço para aumentar ainda mais o ICMS. O estado não tem necessidade, não tem precisão disso agora, o estado está com dinheiro, assumiu a BR-163 e está investindo lá, está fazendo o Parque Novo Mato Grosso, tem uma margem muito grande”, disse o deputado, frisando ainda que todo o prejuízo ficaria em cima da população e do comércio.

“Vivemos em um estado que a grande massa de produção é feita da exportação, que não paga imposto. Então, esse imposto vai ficar em cima do comércio e do povo em geral. Então, eu vejo que não tem espaço pra isso”, completou.

O próprio líder do governo no Parlamento Estadual, deputado Dilmar Dal Bosco (União), também se posicionou contra a estratégia de aumentar o ICMS de 17% para 19%, a fim de elevar a arrecadação do estado e garantir o repasse de recursos federais a altura a partir de 2033.

Para ele, isso pode fazer com que Mato Grosso perca a competitividade no comércio. “Eu vejo que tem que ter toda uma conversa. Está muito em cima, não temos tempo de debater com setores segmentados e projeto dessa natureza eu procuro trazer todos os setores para discutir o assunto, porque temos que entender quais os reflexos da reforma tributária para Mato Grosso”, disse.

Outro crítico da proposta é o deputado estadual Julio Campos (União). “Nós sonhamos com uma receita tributaria para que o Brasil pagasse menos impostos e hoje o brasileiro paga a maior carga tributária do país, onde 41% da sua renda você devolve para o governo seja municipal, estadual e, principalmente, federal”, finalizou.

Nos bastidores, a conversa era de que o governador Mauro Mendes (União) iria encaminhar, ainda este ano, para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que aumentava o valor do ICMS em Mato Grosso.

Na manhã desta quarta-feira (06), contudo, o chefe do Executivo Estadual garantiu que não haverá aumento do ICMS e ainda classificou a estratégia como “equivocada”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet