Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:11:29
informe o texto

Notícias / Política

14/12/2023 às 07:30

NOVA FORMULAÇÃO

Após derrota no STF, deputados reformulam PL sobre taxação de mineração com cobrança menor

Segundo o presidente do Parlamento, Eduardo Botelho (União), parlamentares devem correr para reformular e votar nova proposta ainda este ano

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Após derrota no STF, deputados reformulam PL sobre taxação de mineração com cobrança menor

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União) afirmou que os deputados estão trabalhando na reformulação do projeto de lei referente à taxação da mineração no Estado, desta vez, com uma cobrança inferior aos 10% já instituidos na lei aprovada no ano passado, visto que a proposta tende foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento que está em andamento, cujo placar está em seis votos a um.

“O Supremo derrubou a nossa lei de taxação da mineração, dizendo que o valor que nós colocamos é muito alto, então nós estamos fazendo um outro aqui, nós colocamos um valor menor para taxar da mesma forma o minério e nós estamos aprovando tudo hoje", disse o parlamentar à imprensa nessa quarta-feira (13).

A derrota no Supremo ocorreu na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.400 (ADI) foi movida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de derrubar a Lei 11.991/22 de Mato Grosso. De acordo com a CNI, o Estado não tem poder de polícia capaz de autorizar a criação de taxa de fiscalização dessa atividade. Além disso, a CNI aponta desproporcionalidade nos valores arrecadados com a lei, se comparado com o custo da atividade de fiscalização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Sobre a nova proposta, Botelho ainda complementou: “Único projeto que tá chegando rápido e vai ser aprovado rápido, mas já é um projeto que estamos fazendo uma adequação, que é a questão da taxação do minério, que nós vamos refazer aquele projeto, atendendo a decisão do Supremo, colocando valor menor”.

A medida anterior foi derrubada pelo Judiciário por seis votos a um. O voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, foi seguido pelos ministros Carmén Lúcia, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Cristiano Zanin. O único voto divergente foi o de Edson Fachin.

O julgamento da ADI ocorre em formato de "sessão virtual", onde os votos são inseridos individualmente pelos ministros e ficam disponíveis para serem consultados pela população em uma plataforma online. Essa votação teve início no dia 8 deste mês e está prevista para encerrar no dia 18.

Ainda em novembro, o governador Mauro Mendes (União) chegou a tentar um diálogo com os magistrados para que a taxa fosse mantida, assim como estabelece uma legislação já vigente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet