Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:09:32
informe o texto

Notícias / Judiciário

15/12/2023 às 11:48

ESQUEMAS NA SAÚDE

STJ nega habeas corpus e mantém ação penal contra Emanuel e Márcia

Ministro negou argumentos de que pagamentos deveriam ser investigados na esfera federal

Leiagora

STJ nega habeas corpus e mantém ação penal contra Emanuel e Márcia

Foto: Reprodução

O ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou habeas corpus do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e manteve a ação penal que o investiga por esquemas na saúde da Capital.

A decisão foi dada nesta quarta-feira (13.12) e, na prática, mantém o prefeito, a primeira-dama Márcia Pinheiro e alguns auxiliares como réus do processo criminal.

A investigação envolve os pagamentos irregulares do chamado “Prêmio Saúde”, que foi alvo de operação do Ministério Público Estadual, e chegou a resultar no afastamento do prefeito e da proibição (ainda vigente) da primeira-dama acessar a Prefeitura. 

Eles são acusados de liderar uma organização criminosa para desviar dinheiro da Saúde, envolvendo desde a contratação ilegal de servidores para acomodar apoiadores políticos, a pagamento de bônus a estes servidores sem qualquer critério. 

No habeas corpus, Emanuel alegou que a Justiça Estadual não era o órgão competente para julgar os fatos, uma vez que as verbas do prêmio-saúde teriam origem federal, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Porém, o ministro Ribeiro Dantas discordou da tese. Ele relatou que como a gestão do SUS é descentralizada, os repasses de verbas “fundo a fundo”, que são obrigatórias e automáticas, não podem ser consideradas como recursos federais, pois passam a integrar o patrimônio do município.

“Sendo assim, em que pese a argumentação da defesa, as instâncias de origem esclareceram se tratar de verba transferida e incorporada ao patrimônio municipal, prevalecendo a competência da Justiça estadual, em aplicação à Súmula n. 209 do STJ [...] Diante do exposto, não conheço do habeas corpus”, decidiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet