Cuiabá, domingo, 12/05/2024
08:59:29
informe o texto

Notícias / Política

29/12/2023 às 08:00

VISANDO 2024

PT termina ano com definição volátil por Lúdio, desafio na Federação e boatos de desistência

Nos bastidores, há quem diga que sigla tem incentivo para recuar de candidatura; Stopa e Rosa continuam no páreo

Jardel P. Arruda

O Partido dos Trabalhadores fecha 2023 com uma definição volátil pelo deputado Lúdio Cabral (PT) como pré-candidato a prefeito de Cuiabá, ainda tendo uma pela frente uma disputa dentro da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), na qual o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) também pleiteia o direito de ser o candidato do grupo.

A definição é volátil porque o partido não está completamente fechado como um todo em torno dessa decisão tomada no diretório municipal da Capital, após a realização de uma prévias na qual a única concorrente do deputado, a diretora da Conab Rosa Neide (PT), “desistiu” da disputa no meio do caminho e diz se manter à disposição da sigla para ser candidata em 2024.

Prévias pela metade

Após Lúdio Cabral viajar a Brasília para conversar com a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores para entender se Cuiabá está entre as capitais prioritárias para a sigla, ele se colocou oficialmente como pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Contudo, ao mesmo tempo, a ex-deputada federal Rosa Neide também confirmou o interesse em disputar a prefeitura.

Os dois se inscreveram na prévia partidária idealizada pelo diretório municipal do PT para definir qual nome seria escolhido para ser levado à mesa de discussão da Federação. Mas, quando chegou a data para a inscrição das chapas de delegados que votariam na prévia, somente o grupo do deputado estadual participou.

Rosa divulgou uma carta aberta ao PT e à sociedade na qual argumentou querer evitar o conflito interno que poderia ser causado pelas prévias, o qual já resultou em racha partidário em 2010, quando Serys Slhessarenko e Carlos Abicalil disputaram entre vi, mas manteve o nome a disposição da Federação Brasil da Esperança.

Vale lembrar que Rosa Neide é aliada do presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, que também é presidente estadual da Federação Brasil da Esperança. Além disso, se por um lado Lúdio sentiu um momento favorável a uma disputa em Cuiabá quando viajou a Brasília, Rosa tem contato cotidiano com as lideranças nacionais devido ao fato de estar diretora da Companhia Nacional de Abastecimento.

Vale lembrar que, em caso de não haver consenso, a decisão sobre quem será o candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) será da Executiva Nacional. Isso tende a manter a situação instável na Federação para articulações políticas pelo menos até o fim da janela de transferência partidária em 2024, quando o cenário político estará menos indefinido.

Boatos de desistência

Além disso, uma série de boatos, nunca confirmados em declaração pública, somente nos “off record”, dão conta de que o Partido dos Trabalhadores pode recuar de ter candidatura própria em Cuiabá e em Rondonópolis em favor de candidaturas do PSD, presidido em Mato Grosso pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em troca de apoios em 2026. 

Entretanto, nem em Cuiabá, nem em Rondonópolis estão consolidadas as pré-candidaturas do PSD. Na Capital, o nome mais cotado é do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, que está filiado ao União Brasil e pode permanecer na sigla. 

Em Rondonópolis, o vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) não possui o apoio do prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) e vê outros pré-candidatos aglutinar mais aliados, como os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet