Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:29:45
informe o texto

Notícias / Política

02/12/2023 às 18:20

POR UNANIMIDADE

Sem surpresas, Lúdio é escolhido como pré-candidato do PT em encontro de delegados

Agora, o petista terá nova batalha pela frente em disputa interna na Federação Brasil da Esperança, contra o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa

Luíza Vieira e Eduarda Fernandes

Sem surpresas, Lúdio é escolhido como pré-candidato do PT em encontro de delegados

Foto: Maria Clara Cabral

Conforme já esperado, o nome do deputado estadual Lúdio Cabral foi o escolhido para ser o pré-candidato do PT, na corrida pela Prefeitura de Cuiabá, em 2024. A escolha ocorreu durante o encontro de delegados realizado na tarde deste sábado (2), que teve início às 13h. Conforme apurado pelo Leiagora, dos 152 delegados eleitos, 151 se credenciaram e todos votaram pela pré-candidatura Lúdio. Rosa Neide, sua adversária na disputa interna, que não compareceu ao encontro, não fez nenhum voto.

"Depois de um longo caminho de várias etapas nós acabamos de terminar o encontro municipal do PT que me honrou com o voto de 151 delegados e delegadas credenciados a participar dessa tarefa histórica, que é de tomar a decisão pela pré-candidatura do PT à Prefeitura de Cuiabá", disse Lúdio em vídeo divulgado em suas redes sociais após a apuração dos votos.

Apesar de vencer essa nova fase, há ainda outra batalha para que de fato Lúdio possa ser candidato no ano que vem, rumo ao Alencastro. Agora, a próxima etapa é garantir o apoio da Federação Brasil da Esperança integrada pelo  PT, PV e PCdoB, em que terá que, de novo, disputar espaço, mas desta vez com o atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.

 

Lúdio durante encontro de delegados 

Foto: Maria Clara Cabral

Rosa Neide X Lúdio Cabral

A diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que também é pré-candidata do PT, já havia afirmado que não compareceria ao evento, primeiro por ter uma reunião marcada com lideranças da baixada cuiabana em Várzea Grande, na qual ela e Lúdio marcaram presença.

E, segundo, por acreditar que uma disputa interna na sigla poderia dividir o partido. Conforme a petista, ela está seguindo a determinação do Diretório Nacional da sigla, do qual é mais próxima dada a sua bagagem política como deputada federal, sob o respaldo da resolução que estabelece o prazo de até abril do ano que vem para que o nome dos candidatos às disputas municipais pelo PT possam ser definidos, o que gera um conflito de interpretações ante o Diretório Municipal da sigla, em que Lúdio concentra mais força.

Diante disso, o presidente do diretório municipal, Bob Almeida chegou a se pronunciar após Rosa Neide ter publicado em suas redes sociais uma carta aberta explicando os motivos de preferir não seguir com as eleições internas que seriam realizadas entre os delegados da sigla para a definição do nome escolhido. Para ele, ela havia ‘jogado a toalha’ e seria prejudicada caso não respeitasse o processo de escolha definido pelo Municipal.

“Não vai acontecer, por exemplo, do Lúdio ser escolhido candidato, retirado e colocado a Rosa. Claro que quem homologa a candidatura é a direção nacional, mas a direção nacional não vai tirar o Lúdio para colocar a Rosa que não participou do processo”, declarou, e ainda completa: ​“o Diretório Nacional neste caso, por ela não ter se inscrito, eles não vão intervir aqui. Não existe essa possibilidade, de mudar o resultado, de tapetão, isso está fora de cogitação", disse reforçando a autonomia do diretório municipal.

Apesar da situação, Rosa garante que permanece candidata e disposta  à conquistar a Prefeitura de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet