Cuiabá, sábado, 27/04/2024
09:05:32
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/12/2023 às 08:32

QUINTO CONSTITUCIONAL

Advogados comemoram eleição para a lista sêxtupla para concorrer à vaga de desembargador no TJ

A presidente da OAB garante que hoje mesmo irá encaminhar ofício ao TJ informando o nome dos juristas escolhidos

Paulo Henrique Fanaia

Advogados comemoram eleição para a lista sêxtupla para concorrer à vaga de desembargador no TJ

Foto: Assessoria OAB

De militantes da causa feminina a advogado do alto escalão do Executivo Estadual, seis nomes foram escolhidos para compor a lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT) para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça destinado à advocacia pelo Quinto Constitucional. O Leiagora esteve presente na apuração dos votos e conversou com os eleitos.
 
Dos 17 advogados que disputavam as vagas, Juliana Zanfoni foi a jurista que mais recebeu votos, contabilizando 39. A advogada conta que se surpreendeu com o número expressivo de votos, resultado de uma longa peregrinação pelas subseções do interior do estado angariando votos.
 
“Vencemos a primeira etapa. Estou muito feliz e grata a todos que votaram em mim e agora é caminhar e trabalhar. Fizemos um grande trabalho, viajei todo o interior, as subseções e sempre conversando com os colegas em cada uma delas”, afirma Juliana.
 
Mais votado na eleição dos homens, o advogado Hélio Nishiyama disse que ficou surpreso com o resultado. Acontece que ele é tido como o favorito na escolha para ser o desembargador representante da OAB-MT, afinal, Nishiyama é advogado pessoal do governador Mauro Mendes (União), o responsável por nomear um dos três nomes da lista tríplice.
 
“É uma eleição difícil e todos têm condições de representar a classe. O resultado era incerto e eu me sinto realizado em ser o primeiro colocado da lista masculina. De modo algum me vejo como favorito, essa eleição é da classe, o que me aprovou foi o meu trabalho na militância dos advogados. Todo candidato tem que construir sua viabilidade tanto na OAB, no Tribunal de Justiça e no governo Estadual e essa vaga é da OAB, o primeiro filtro é da OAB”, afirma Nishiyama.
 
Quem também demonstrou muita emoção foi Glaucia do Amaral. Ela, que já foi presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, afirma que fazer parte da primeira lista paritária entre homens e mulheres da Ordem é algo histórico. “É uma realização de vida para quem ingressou na advocacia e ser reconhecida pelos integrantes do conselho estadual”.
 
A contagem dos votos ficou da seguinte froma: Juliana Zafino com 39 votos; Dinara de Arruda, com 38 votos; e Glaucia do Amaral, com 35 votos. Já dentre os homens foram escolhidos Helio Nishiyama com 36 votos; Flaviano Taques 30; e Abel Squarezi 28.
 
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso avaliou como positiva, mas cansativa, as mais de 6 horas de duração da longa sessão que escolheu os advogados. Para ela, este é um momento histórico em que homens e mulheres disputam de forma paritária a eleição para compor a vaga do Quinto Constitucional.
 
Gisela afirma que hoje mesmo será encaminhado o ofício contando os nomes e o resultado das eleições ao Tribunal de Justiça. Como nesta quarta-feira (20) tem início o recesso forense que termina no dia 7 de janeiro e também acontece o recesso dos advogados, que termina no dia 20 de janeiro, Gisela espera que a lista tríplice do TJ seja definida só no início de fevereiro de 2024. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet