Cuiabá, sábado, 27/04/2024
09:26:58
informe o texto

Notícias / Política

28/12/2023 às 16:02

EM BRASÍLIA

Abílio dá parecer favorável ao projeto do Microempreendedor Profissional

O projeto tramita em regime de urgência e recebeu parecer favorável do deputado que é relator na Comissão de Finanças e Tributação

Leiagora

Abílio dá parecer favorável ao projeto do Microempreendedor Profissional

Foto: Assessoria

O deputado federal Abílio Brunini (PL) deu parecer favorável a tramitação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados para incluir jornalistas na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). A proposta também pode beneficiar arquitetos e urbanistas e outros profissionais liberais que pleiteiam a aprovação do Microempreendedor Profissional (MEP).
 
Trata-se do Projeto de Lei Complementar PLP 30/2021, ao qual foram apensadas outras proposições que visam alterar a Lei do MEI, incluindo o PLP 55/2022, que cria o MEP. O projeto tramita em regime de urgência e recebeu parecer favorável de Abílio que é relator na Comissão de Finanças e Tributação.
 
Proposto pelo deputado Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), o PLP 30/2021 pretende reconhecer que jornalistas podem constituir pequenas empresas e enquadrar seu negócio no sistema Simples Nacional. Outras 99 proposições tramitam na casa legislativa para alterar a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que criou o MEI. Uma delas é o PLP 55/2022 que institui natureza jurídica simplificada na figura do Microempreendedor Profissional para atender às profissões regulamentadas, como é o caso da arquitetura e urbanismo.
 
O PLP 30/2021 tramita em regime de urgência, condição em que recebe análise simultânea também pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Constituição e Justiça e  Cidadania.
 
O relator da proposta na CFT, Abílio Brunini, analisou a compatibilidade, adequação financeira e mérito da medida. Ele concluiu que a inclusão dos jornalistas na categoria MEI não impacta nos cofres públicos e que, portanto, não encontra impeditivos para aprovação do ponto de vista fiscal. Em seu parecer, manifestou-se ainda favorável à compatibilidade e adequação orçamentária e financeira de dois dos PLPs apensados: o PLP 55/2022  (MEP) e 99/2022, que beneficia atividades de prestação de serviço de representação comercial.
 
O parecer do relator deve ser analisado no próximo ano. 

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet